Uma seleção de livros pra quem anda com a antena na cabeça, abre alas publicitários!
A gente sabe que a vida de publicitário é uma constante mudança, a única coisa que não muda são os caminhos pra gente chegar lá. Pensando nisso, nós da LevelX, fizemos um top 3 livros publicitários obrigatórios para quem vive comunicando na área.
Nós trouxemos opções que variam entre livros específicos da área e outros nem tanto, mas que da mesma forma impactam positivamente a maneira de criar e entender a vida com publicidade.
1 -Storytelling – Histórias que deixam marcas, Adilson Xavier.
Nesse livro a gente toca num dos assuntos mais importantes do atual cenário da publicidade e propaganda. Mais que isso, é uma forma de marketing extremamente certeiro. O Storytelling é uma das formas mais fortes de comunicar, criar laços e engajar os consumidores e usuários.
Ele fala sobre grandes marcas que são mestres em contar histórias, tais como: A Apple, a Disney, a Coca-Cola, a Ford, as Havaianas e a Nike. Além de se inspirar em grandes exemplos de sucesso, dá pra entender cada vez melhor que quem comunica e conta seus passos, está cada vez mais perto de seus seguidores.
2 – A alma do negócio: Como eram as propagandas nos anos 50, 60 e 70, Alberto Villas.
O livro conta um pouco da realidade das propagandas que eram veiculadas nas décadas de 50, 60 e 70.
Inclusive mostra as campanhas em que no auge do regime militar brasileiro. Propagandas que mostravam uma mulher amordaçada no porta-malas de um automóvel de luxo. Ou até mesmo os anúncios de cigarros que vendiam a ideia que fumar até dava saúde.
Escrito por Alberto Villas, é focado na realidade brasileira, mostrando o trabalho dos pioneiros da propaganda do Brasil.
3 – O Poder do Hábito, Charles Duhigg.
Por último, mas não menos importante, trazemos o livro O Poder do Hábito. Este pode não ser um livro totalmente direcionado para a vertente publicitária, mas ele é um passo a frente para “pensar fora da caixa”. Ele ensina que muito de nossos hábitos estão enraizados a situações de escape para outros vícios sociais.
É um livro que fala sobre o poder da mudança nas pessoas fazendo a quebra de hábitos mentais. Ele é mais voltado para a mudança do próprio publicitário para criar novos padrões mentais e se libertar das premissas do mercado. Assim você sobe de nível tanto no profissional, quanto pessoal.
Qual você já leu ou qual está na sua lista de leitura? Se já leu, deixe sua opinião pra gente!