O marketing digital está sempre em processo de inovação. Todos os anos é preciso estar atento no que estará em alta para acertar na hora de planejar as estratégias e o investimento. Hoje trouxemos três das principais tendências do marketing digital para que seus resultados sejam ainda mais acertados.
Tendências para o marketing digital
1. Redes sociais para engajamento e retenção de clientes
De acordo com um estudo realizado pela WEBITMD, as empresas precisam se preparar para se dedicar ainda mais às redes sociais. O estudo apontou que em 2020, as empresas direcionaram 24% do seu budget de marketing nas redes sociais. A tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos anos.
Esse número se deu porque foi constatado o aumento do uso das redes sociais em 2020. Além disso, os usuários das redes sociais passaram mais tempo consumindo e acompanhando conteúdos de marcas e produtos através das mídias.
2. Micro-influenciadores digitais
O trabalho com influenciadores digitais tem sido uma estratégia cada vez mais visada pelas empresas. Segundo a Influencer Marketing Hub, a indústria de marketing de influência pode crescer em até US$13,8 apenas em 2021. Esse aumento ocorreu em grande pelo fato do aumento dos consumo de conteúdo de influenciadores nas redes sociais.
Além disso, profissionais apontam essa como uma das principais tendências do marketing digital em 2021. 90% dos profissionais acreditam que essa é uma estratégia efetiva, uma vez que os conteúdos têm sido constantemente consumidos pelo público.
3. Conteúdos por vídeo
Uma estratégia que gera cada vez mais engajamento, seja em redes sociais ou via e-mail, é o conteúdo produzido no formato de vídeo. Empresas que produzem conteúdos para canais em formato de vídeo, podem reter ainda mais a atenção dos consumidores e potenciais clientes. Além disso, é importante que a empresa saiba utilizar links nos vídeos como aliada. Isso porque, a pessoa pode ficar ainda mais retida nos conteúdos da empresa.
Outras tendências para o marketing digital
Existem ainda outras estratégias que podem auxiliar no crescimento dos resultados. Uma delas é a utilização da brand voice (voz da marca). Quando uma marca sabe como utilizar a voz acertada para se comunicar com seu público, ela consegue reter a atenção e esses consumidores.
Também é uma das tendências do marketing digital o uso de SEO Local. Isso porque os resultados podem ser ainda melhores com o público local.
Por último, o inbound marketing continua sendo uma forte tendência para o marketing digital. Mas, para isso é importante que ele esteja de forma responsiva, permitindo que os usuários possam ter uma boa navegabilidade pelo celular.
Pronto para colocar em prática as suas estratégias de marketing? Fale conosco!