Independente do ramo de atuação, as organizações devem estar sempre preparadas para a possibilidade de uma crise que pode vir a ser causada por fatores internos ou externos. O mundo já enfrentou algumas epidemias e sabemos que tanto elas podem ocorrer novamente em qualquer parte do globo terrestre, como sabemos que elas não avisam nem onde e nem quando.
Sabemos que uma epidemia traz inúmeros prejuízos para a população em geral, principalmente prejuízos relacionados à saúde. E, também costumam afetar bastante a economia atingindo as organizações.
Portanto, em caso de uma epidemia é importante trabalhar a marca da sua empresa, não permita que as pessoas tenham se esquecido de você após a crise.
Durante uma emergência de saúde pública as pessoas costumam ficar mais vulneráveis. Não se aproveite dessa vulnerabilidade para tirar vantagens financeiras dos consumidores. Lembre-se de que quando a crise passar você estará “manchado” com seus clientes que não voltarão e dificilmente conseguirá também uma nova clientela.
Comunique seus clientes sobre as decisões que estão sendo tomadas, explique as novas estratégias para continuar atendendo-os. Seja sincero e fale também se haverá alguma suspensão ou cancelamento de algum serviço, seja transparente. Faça todos os comunicados de forma séria, esse não é o momento para piadinhas ou ironias, nem mesmo nas redes sociais.
Uma vez definidas novas formas de ação, aproxime-se dos seus clientes, agregue valor aos seus produtos e serviços. Epidemias costumam fazer com que as pessoas precisem reduzir a circulação para diminuir o alastramento da doença. Então, seus clientes precisam saber se haverá possibilidades de entregas em domicílio dos produtos ou de oferecer os serviços on-line. O marketing digital deve entrar em cena, as redes sociais serão uma boa aliada nesse momento, você precisa montar estratégias que retenham sua clientela, mas que também tragam novos clientes. Invista em comunicação para lembra-los de que você está pronto para atendê-los.
Em épocas de crise surgem remarcações, e alguns cancelamentos também acabam se tornando inevitáveis. Portanto, durante uma epidemia ou qualquer outra crise, sua empresa deve usar a empatia.
Primeiro disponibilize diversos canais de comunicação como telefones, e-mails e redes sociais. E, ofereça aos seus clientes todas as possibilidades possíveis para atendê-lo. Assim, caso ele realmente opte por encerrar naquele momento a parceria com sua empresa, sairá satisfeito a ponto de muito provavelmente voltar a procura-lo depois que tudo passar.
Diante de um cenário em que não se pode prever quanto tempo vai durar, o importante é traçar todas as estratégias possíveis para passar pela crise da forma mais harmônica possível.
Precisa de ajuda para passar por esse momento? entre em contato, vamos alinhar a sua estratégia para comunicar de forma correta com seus seguidores.