Utilize o CRM de forma inteligente e alavanque os resultados da sua marca. O que é o CRM? Calma, te explico logo. Primeiro, vamos entender como o mercado se comporta atualmente, pois dessa forma será mais fácil compreender a importância da utilização do CRM.
Como todos nós bem sabemos, a era digital trouxe oportunidades para o surgimento de novos negócios, ao mesmo tempo em que também possibilitou que muitas empresas buscassem se expandir e atingir pessoas cada vez mais distantes geograficamente. Nos dias atuais, o primeiro passo do consumidor que pensa em adquirir um produto ou serviço é correr para as redes e iniciar uma pesquisa. Aquela coisa de ir direto na loja ou na prestadora de serviço está lá no passado, como muito bem sabemos.
Como já era de se esperar a concorrência entre as marcas tem sido cada vez maior, pois tendo a facilidade de pesquisar até encontrar o que realmente atenderá os seus anseios, o consumidor tem ficado cada vez mais exigente, aliás esse é um direito de todos. Pense bem, a concorrência aumentando dia após dia, os consumidores buscando cada vez mais qualidade, preço justo e atendimento de excelência, está bem claro que nesse cenário é preciso estar sempre atento para trazer o consumidor até você e mantê-lo interessado, pois ele tem diversas opções no mercado. Agora entenda como uma utilização inteligente do CRM é um ponto fortíssimo nesse panorama.
O CRM (Customer Relationship Management) é um software que tem seu foco voltado para o cliente. Se trata de uma ferramenta de gestão com funcionalidades específicas para simplificar todo o processo de contato com os leads, como a análise de dados, integração da equipe e as áreas estratégicas e operacionais. O uso dessa ferramenta permite acompanhar dados de forma inteligente. Como podemos ver, o CRM se trata de uma ferramenta que dará apoio ao seu time de vendas. Vamos entender melhor!
Para que o CRM seja bem utilizado na sua empresa é preciso ir além de preencher esse sistema com nomes e números sem nem sequer saber o que fazer com toda essa informação. Integre essa ferramenta a diversos setores do seu negócio, como o time de vendas, marketing, entre outros. Dessa forma, as análises poderão ser bem mais consistentes.
Fazendo o uso inteligente desse software de gestão, você poderá descobrir do que os seus leads gostam e também qual a melhor forma de se comunicar com esses potenciais clientes, e dessa forma será possível oferecer a eles soluções mais assertivas. Com essa ferramenta será possível gerar informações analíticas sobre qual é o comportamento do seu público alvo. Será possível estar atento a cada etapa de suas operações, corrigir possíveis falhas nos processos e fazer com que seus clientes tenham uma jornada onde são sempre vistos. Para não deixar nenhum cliente sem retorno, seu time precisa estar atento aos chatbots, site, whatsApp, redes sociais ou qualquer outro meio de contato que sua empresa ofereça, afinal de contas, ninguém está a fim de enviar o cliente para a concorrência.
Com o CRM bem configurado de acordo com o que a sua marca precisa, além de conhecer melhor o seu público alvo, também será possível otimizar o tempo do seu time de forma a reduzir os riscos de erros. Quanto mais informações, e principalmente quanto mais claras forem essas informações, maiores serão as chances de assertividade da equipe de vendas e menos tempo será gasto em cada operação, assim sendo, o time poderá atender e converter mais leads em menos tempo.
Outra forma bem inteligente do uso do CRM será a percepção de que leads podem estar “esfriando”, e o quanto antes você perceber, mais rápido poderá agir e “reaquecer” antes que seja tarde demais. Com a utilização dessa ferramenta será possível identificar quando algum lead começar a se distanciar da sua empresa quando ele diminui a frequência de abertura dos e-mails enviados, já não fica tanto tempo navegando em suas redes como antes, não acessa as notificações ou qualquer outro meio que seu time de marketing utiliza para manter contato. Identificou esses sinais, o melhor é agir de forma rápida e assertiva. Como já dissemos, com o uso inteligente do CRM é possível ser cada vez mais assertivo.
Para que você possa entender ainda mais o poder que o CRM pode trazer para o seu negócio, veja A importância do CRM para a atração, manutenção e retenção de leads e também A importância da integração do CRM e do Sistema de Automação de Marketing. Deseja conhecer melhor essa poderosa ferramenta? Vem, vamos conversar!