O programa BBB 20 (Big Brother Brasil 20) trouxe uma novidade que tem não apenas atraído a audiência para a emissora, como também tem movimentado bastante as redes sociais dos digitais influencers que estão participando dessa edição. Isso mesmo, no BBB 20, não estão apenas anônimos, a casa mais vigiada do Brasil conta atualmente com anônimos e influencers de alguns segmentos.
E, a forma como eles têm usado o marketing de influência, é que tem chamado muito a atenção, movimentando suas redes sociais, trazendo mais seguidores, fazendo o programa ser muito comentado em algumas redes como o twitter e elevado bastante a audiência da emissora, que repensava sobre a possibilidade de trazer ou não essa edição ao ar no ano de 2020. Apostaram nos influencers e pelo que se ouve por aí foram bem certeiros na decisão.
Bianca Andrade, mais conhecida como boca rosa, deixou claro desde o início que seu intuito no programa era divulgar sua marca de maquiagem. Note que em todos os momentos do reality ela está usando seus próprios produtos.
Aproveitando sua participação no BBB, ela que já tem um nome conhecido e tem uma marca própria de maquiagem, deseja ir além dos limites do mundo online e ser reconhecida nacionalmente. Em um domingo, dia temido devido ao paredão do BBB, Bianca escolheu um look all black para aparecer na TV e conversar com o apresentador do programa. Aqui fora, a equipe dela rapidamente postou em seu Instagram, sincronizando com o programa ao vivo algumas fotos nas quais ela utilizava o mesmo look, fotos essa que foram produzidas pela empresária antes de entrar no programa, fazendo dessa forma uma integração da tv aberta com suas redes sociais. Bianca deixou pronto fotos dos looks que poderia utilizar dentro da casa para que sua equipe pudesse continuar trabalhando e dessa forma ela continuasse realizando o marketing digital a seu favor.
Outra digital influencer que já mostrou como utilizar o marketing digital mesmo estando confinada é a Manu Gavassi. Manu é cantora, atriz, roteirista e diretora, e ao que parece mais conhecida pelo público teen, conta com celebridades como Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank em sua torcida, foi tão certeiro que em três dias de confiamento ela ganhou 450 mil seguidores. Manu que já tinha dito em algumas ocasiões que não participaria de um reality show por medo de se expor, pegou a todos de surpresa com a sua participação. E, se você achou ousada essa estratégia de se promover ao entrar na casa sem que ninguém esperasse, saiba que não para por aí. Todos os dias a equipe dela solta em seu Instagram vídeos curtos e com roteiros engraçados, onde Manu aborda sua participação no reality como se estivesse em um retiro espiritual. E, essa história está sendo contada em tempo real e continuará conforme as semanas em que ela permanece no programa. A digital influencer já ganhou mais de 500 mil seguidores após entrar no programa e memes incontáveis circulam no twitter.
Temos outros influencers no programa, cada um usando suas estratégias. Na verdade, essa é uma relação de ganha-ganha. Os digitais influencers conseguem ampliar suas redes sociais e atraírem mais seguidores e a emissora consegue elevar a audiência do programa que estava quase sendo extinto, além de atrair a audiência dos mais jovens que tem um hábito cada vez menor de assistir televisão, mas que adoram os influencers e tudo o que fazem.
Mas afinal, o que é marketing de influência?
Marketing de influência, é a forma mais orgânica de se comunicar com um público. Na prática funciona por meio de ações executadas por influencers que direcionam seus seguidores para uma marca ou produto específico.
Funciona assim: se você confia na opinião de alguém, facilmente você se torna influenciável por ela. Isso vale para tudo, muito além de consumo. Tudo partindo da ideia de que é muito mais fácil acreditar na indicação de alguém que você já conhece e confia.
Enfim, o que se podemos afirmar é que a estratégia, pelo menos de Bianca e Manu, foi muito bem planejada e serve de exemplos para análises e inspirações.