Muito se tem dúvidas sobre os resultados que o inbound marketing pode trazer para uma empresa. Por se tratar de uma técnica que traz resultados a médio e longo prazo, o inbound marketing acaba ficando de lado na hora de realizar o planejamento de marketing anual. No entanto, pesquisas comprovaram que em 2020 – o ano mais atípico que tivemos – o inbound marketing foi essencial para que as empresas conseguissem melhorar seus resultados. Mas será que a estratégia de inbound marketing ainda funciona?
Assim, neste post, vamos abordar como o inbound marketing foi uma estratégia essencial para as empresas e o que podemos esperar dessa tática nos próximos anos.
O inbound marketing
Embora os resultados do inbound possam demorar para aparecer, essa foi uma das formas mais baratas de atrair clientes ou trazer renovações de contratos. Isso porque o inbound marketing utiliza da atração por meio de conteúdo rico, bem elaborado e atrativo.
Além disso, o inbound marketing foi uma estratégia mundialmente utilizada para o relacionamento com clientes e possíveis clientes. Em 2020, o inbound teve eficácia em 75% dos casos de conversão de leads, contra 62% do outbound. Outro ponto onde podemos colocar o sucesso do inbound é que ¾ da população mundial acessa blogs de empresas para tirar dúvidas e em 97/% dos casos, uma conversão acontece.
Também é importante ressaltar que 84% dos consumidores esperam que as empresas produzam conteúdos informativos. Portanto, podemos afirmar que o inbound marketing foi uma estratégia benéfica para empresas em 2020.
Vale a pena investir em inbound marketing ainda?
Entretanto, se mesmo após ver que o inbound marketing funcionou e trouxe resultados em um ano como o de 2020 você ainda estiver com dúvidas, aqui vão alguns pontos que podem te motivar a investir na estratégia.
- Inbound marketing atrai até três vezes mais leads do que mídia paga;
- O ROI do Inbound Marketing pode chegar a até 275%;
- 80% dos usuários de internet focam nos resultados orgânicos em suas buscas . Isso acontece porque ele dão mais credibilidade aos conteúdos não patrocinados;
- Empresas que utilizam links apontando para sua plataforma, recebem 97% mais cliques;
- 92% das empresas mundiais veem resultados em suas estratégias de inbound marketing.
Como elaborar uma estratégia de inbound marketing?
Para que a sua estratégia de inbound marketing tenha os resultados desejados, primeiro é preciso contar com um time especializado. Esse time ajudará a encontrar pequenos erros que podem estar sendo cometidos na comunicação. Também poderá ajudar a elaborar a estratégia do início ao fim.
Se você ainda não trabalha com conteúdo e não realiza a comunicação de clientes, 2021 pode ser o ano para começar a sua estratégia de inbound. Cada vez mais os consumidores estão valorizando empresas que saibam se comunicar e ofereçam conteúdos ricos.
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