Se você está pensando em ter seu próprio negócio, é preciso saber que com o crescimento das vendas online nos últimos anos, é preciso se pensar na loja virtual, ou seja, no comércio eletrônico.
O comportamento do consumidor mudou, ele está cada vez mais presente nos meios digitais. E, a cada dia o consumidor pesquisa mais e mais primeiro através das plataformas digitais para só depois adquirir qualquer produto ou serviço.
Por isso, reunimos aqui informações muito importantes sobre a loja virtual para iniciantes.
Para que você tenha uma jornada de sucesso com sua loja virtual, fique atento e evite possíveis erros, e assim tenha uma loja profissional e eficiente.
O crescimento do Ecommerce é uma realidade que nos mostra dia após dia que empreender nesse mercado é um caminho para quem deseja ter um negócio de sucesso. O Ecommerce cresce em média 10% ao ano. Note que apenas no primeiro trimestre de 2021 ele atingiu R$ 53,4 bilhões em faturamento, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior. E, por que estamos te falando sobre esses dados? Apenas para que você veja que com o crescimento fantástico do Ecommerce empreender nesse mercado é uma oportunidade única.
Outra boa notícia é que uma loja virtual não precisa ter um horário fixo de funcionamento, permanece aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Há alguns anos abrir uma loja online costumava ser extremamente complexo, pois não se tinha tanta praticidade para cadastrar produtos, escolher e personalizar um template e ter todas as integrações para o funcionamento de um ecommerce. Mas, isso mudou! Ter uma loja virtual para iniciantes se tornou algo bem mais acessível e prático de ser feito.
Começando a criar seu próprio negócio
Há dois caminhos nesse início.
O primeiro caminho e o mais comum é começar com a sua ideia ou produto inicial, quando já se sabe o que deseja vender. Nesse caso seu objetivo será descobrir onde está o seu público-alvo e como realizar suas vendas online a ele.
Aproveite e veja também: Como potencializar seu negócio para faturar mais no digital.
O segundo caminho que é menos comum, mas que pode ser praticado também, é primeiro encontrar um nicho lucrativo para só depois procurar o produto certo para vender.
Mensurar a demanda do mercado
Em um negócio online é possível testar antes de investir seu dinheiro em algo incerto ou desconhecido. Antes de investir muito dinheiro na criação de um novo produto, é possível gastando pouco ver o público potencial de um determinado mercado. Por exemplo, utilizando o Google Trends, lá você poderá pesquisar por tipos específicos de produtos para ver como eles foram cobertos ou quantas pessoas os procuraram nos últimos meses ou anos.
Você pode pesquisar como a popularidade de um determinado produto aumentou com o tempo ou pesquisar dados anualmente para procurar tendências. Para o planejamento logístico de envio das mercadorias, você pode estudar em quais regiões está acontecendo um crescimento mais acentuado na busca por um determinado produto e ver se as regiões mais procuradas são acessíveis para você atender.
A escolha do nome do seu negócio
É importante ter é mente que sua marca precisa ser como uma ideia fixa na mente de seus potenciais clientes, para que se lembrem sempre de você quando desejarem adquirir um produto ou serviço do seu nicho de mercado. Tenha preferência por termos simples e objetivos que seus clientes entendam e se lembrem com facilidade.
Identidade visual da marca
Sempre que um cliente chegar ao seu site, ele sentirá mais confiança na marca se sua loja tiver uma aparência mais profissional. Por isso, escolha bem as cores que vão compor a marca e o logotipo do seu negócio, se lembre que a identidade visual é muito importante.
Configure os meios de pagamento
Os meios de pagamento são os intermediadores da transação de pagamento entre o consumidor e a sua loja.
Para começar a vender na internet, a melhor opção é usar os meios de pagamento que as pessoas conhecem e confiam, como NuvemPago, PagSeguro, Mercado Pago ou PayPal. Iniciando com um meio de pagamento que os consumidores já conhecem, seu negócio terá mais credibilidade, evitando possíveis objeções nas vendas.
Configure as formas de envio das mercadorias
Existem várias plataformas que dão acesso a diversas transportadoras e que oferecem diferentes opções de preços. Mas, para quem está iniciando uma loja virtual, a opção mais viável é o envio pelos Correios, que possibilita negociar os valores diretamente nas agências ou até mesmo através de um contrato como pessoa jurídica, acessando uma tabela de preços mais barata.
Teste sua loja virtual
Siga os passos em sua loja virtual como se fosse você o cliente, navegue na plataforma, adicione itens ao carrinho e teste os meios de pagamento. Realize a compra teste até o final, escolha produtos de preços baixos, o importante é ter certeza que a compra foi completada e que o dinheiro caiu na sua conta.
Tendências das lojas virtuais
Site responsivo – atualmente os consumidores estão acostumados a encontrar e realizar todo o processo de compra diretamente em seus dispositivos móveis. Portanto, seu site precisa ser totalmente responsivo para acomodar essa compra em vários dispositivos.
Vídeos dos produtos – quer maneira melhor de aumentar a credibilidade do produto do que mostrar vídeos que destaquem todos os seus benefícios?
Personalização – os maiores varejistas online estão adaptando seus sites com base no que os consumidores pesquisaram ou compraram anteriormente.
Se concentre e dê os primeiros passos ao invés de ficar preso aos detalhes, e assim inicie sua trajetória de sucesso no ecommerce. Pesquise seus potencias clientes e execute um plano de ação proativo para divulgar e promover seus produtos. Se dedique e se torne um empreendedor com grandes resultados em sua loja virtual.