Como saber se o relacionamento com seus Leads está no melhor caminho? E como saber se sua equipe de vendas está gerando os resultados esperados? Suas atuais estratégias precisam de quais melhorias? Ou será que todas as suas estratégias precisam ser repensadas? Mensurar os resultados das suas estratégias de marketing é a resposta destes questionamentos.
Antes de mais nada a Mensuração de Resultados se trata de uma análise para identificar o desempenho e o retorno gerado com as estratégias que estão sendo utilizadas. Analise tudo, número de visitantes, número de Leads, quais são os canais de conversão que geram mais resultados de vendas, se o funil está realmente funcionando e fazendo chegar Leads ao fundo dele ou se são necessárias melhorias nas etapas, se as campanhas e ações digitais estão sendo visualizadas, comentadas ou repostadas.
Quem não mede não gerencia. quem não gerencia não melhora!
Como Mensurar Resultados
Ok, já sabemos que Mensurar Resultados do Marketing é o caminho para avaliar se as estratégias em prática devem ou não continuar sendo usadas. Mas, como fazer isso?
Alguns pontos são indispensáveis, vamos a eles:
- definir as métricas mais importantes
- identificar os objetivos da empresa
- calcular as taxas de conversão de cada etapa
- calcular também a taxa de rejeição (não ignore essa métrica, aqui pode estar a resposta que você procura)
- conhecer as ferramentas para gerar relatórios e fazer as análises corretas.
Existem na Web inúmeras ferramentas para Mensurar Resultados Online, algumas são pagas e outras gratuitas.
A importância da Mensuração de Resultados no Marketing
Primeiramente, o Retorno sobre o Investimento em Marketing (Return on Marketing Investment), que se trata do famoso ROMI, é possível devido as várias métricas presentes no ambiente de marketing.
Agora vamos ver os resultados que conquistamos ao analisar e mensurar os resultados do marketing:
- você e sua equipe acompanham os dados e podem avaliar se o investimento está obtendo resultados positivos
- quais são os canais de vendas com melhores performances
- quais são os formatos e tipos de conteúdo que demandam audiência em suas redes
- como está o desempenho de ações coletivas e individuais, ou seja, quais são pontos fortes e os pontos fracos das estratégias em ação.
Veja aqui como trabalhar com leads desengajados
E depois da Mensuração de Resultados, o que fazer?
Agora, é preciso agir! Afinal de contas, a intenção de se analisar tudo foi desde o princípio decidir se manter ou encontrar um novo caminho.
Você já reuniu dados e gerou relatórios, por fim, faça uma análise crítica de todas essas informações, o que tem sido feito até o momento trouxe benefícios ou não para a sua empresa, e ainda, como a marca está sendo vista pelo seu público alvo, diante disso trace um plano de ação concreto, seja apenas melhorando ou até mesmo redefinindo as estratégias utilizadas até então.
Com a Mensuração de Resultados, você não ficará “tateando no escuro”, investindo tempo e dinheiro em estratégias que podem não estar trazendo o retorno esperado. É possível conhecer o caminho para onde se está indo, antes mesmo de chegar a reta final.
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