As redes sociais chegaram com força e não demorou muito para as empresas utilizarem essas ferramentas como poderosos espaços para promover seu negócio e conquistar cada vez mais audiência.
No entanto, por mais atenção que as redes sociais chamem para a sua marca, jamais pode-se depender delas para que as pessoas reconheçam seu trabalho e busquem por ele no mercado.
Isso porque, principalmente, no meio digital novas ideias surgem o tempo inteiro substituindo as atuais como, por exemplo, no caso do Orkut que desapareceu após anos de muita visibilidade.
Além de desaparecem, as redes sociais costumam alterar suas funções internas e modo de apresentação de posts, introduzindo e retirando recursos frequentemente. Assim, mesmo que hoje você tenha milhares de seguidores nas redes sociais, é imprescindível certificar-se de que sua marca é forte o bastante para se sustentar mesmo sem o apoio do Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e demais redes.
Por isso, coloque o foco principal em seu site e na imagem de sua marca fora das redes sociais para ter também a sua própria audiência, ou seja, pessoas interessadas em receber conteúdo relacionado a seu produto ou serviço, visitantes on-line que deixam seu e-mail para cadastro e que procuram o seu nome nas ferramentas de busca, como o Google, espontaneamente porque confiam em você e sabem da sua boa reputação.
É sim bastante enriquecedor investir nas redes sociais, que são capazes de trazer resultados incríveis, sobretudo quando utilizadas de forma estratégica. Porém, o erro é pensar que nenhuma outra ação fora das redes é necessária para agregar valor e credibilidade para sua empresa. Não pense que indicador de sucesso é um número significativo de seguidores nas suas redes sociais, enquanto o verdadeiro sucesso é ter presença o suficiente para que as pessoas continuem a procurar e encontrar o seu negócio mesmo com o súbito desaparecimento das redes sociais.