Criar conteúdo para as redes sociais é simples e fácil, não é mesmo? Bem, a história não é bem assim não. Pode até parecer fácil, você escolhe as fotos ou vídeos, pensa numa legenda ‘bacana’ e pronto, é só postar, pensando assim parece fácil mesmo. Mas, a questão é o que se deseja com esses conteúdos, e é a partir desse ponto que tudo muda, pois os conteúdos postados “buscam” um determinado objetivo e para que sejam alcançados se faz necessárias estratégias específicas. Hoje vamos falar sobre dicas para criar conteúdo nas redes sociais.
Primeiro, você precisa procurar descobrir onde está o seu público alvo, em qual ou quais redes interagir com as pessoas que se interessam pela sua marca. Decidido isso, você precisa criar os conteúdos de acordo com os objetivos esperados, mas lembrando também que cada rede “conversa” de um jeito com o público e que isso também precisa ser considerado.
Independentemente de quais objetivos sejam escolhidos para serem alcançados, você precisa interagir com o público, atrair a atenção e atrair cada vez mais seguidores, encantá-los e fazer com que anseiem por seus conteúdos, que curtam e repostem, assim dando uma visibilidade cada vez maior à sua empresa.
Principais dicas para criar conteúdo nas redes sociais
A primeira dica é essa, crie e poste conteúdos que sejam de interesse do seu público. Assim eles acabam te ‘ajudando’, repostando e aumentando a visibilidade da sua marca, e consequentemente isso também acaba aumentando seu número de seguidores. Pois ao se depararem e gostarem do seu conteúdo, te ‘procurarão’ e começarão a ‘segui-lo’.
A segunda dica é que você aproveite e crie formas de direcionar esse público ao seu site, oferecendo a eles ‘recompensa’ em troca de seu contato, assim você gera Leads qualificados. Aliás, você já sabe o quão importante são os Leads qualificados? Aqui, nós te ajudamos com 28 tipos de ofertas para a geração qualificada de Leads.
Outra dica, são as lives, aproveite esse recurso para ‘estar mais próximo’ do seu público, fale sobre assuntos que o interesse e deixe as perguntas ‘abertas’ para esclarecer as dúvidas que surjam, além de ajuda-los, você conhecerá ainda mais os anseios dos seus seguidores.
Mais dicas
Nossa quarta dica é, use e abuse dos Stories, se faça presente, afinal, quem não é visto não é lembrado. Não deixe de usar as ‘caixinhas’ de perguntas do Instagram. Faça perguntas com o objetivo de conhecer cada vez mais seus seguidores, o que gostam e o que buscam. Deixe que eles também façam perguntas para a sua empresa e não deixe de responde-los. Mostre que eles são importantes para a sua marca.
A quinta dica é sobre o Feed, seja qual for as redes sociais que você utiliza, não deixe de alimentá-lo. É por ali que a maioria dos usuários sempre passam. Basta uma pequena brecha na rotina que pegamos o celular e verificamos mesmo que seja rapidamente o Feed de publicações.
Sexta dica, faça uso moderado das hashtags. Não vá exagerar trazendo uma “poluição visual”. Escolha sempre aquelas que achar que possam interessar ao seu público, que possam de alguma forma ser vinculadas à sua marca, fazendo com que cada vez mais pessoas te encontre nas redes.
Vamos para a sétima dica, não ignore jamais o seu público. De nada adianta você lançar mão de todas as estratégias anteriores e quando seus seguidores enviarem algum questionamento se sentirem ignorados. Por isso, responda sempre as dúvidas que chegarem. Se chegar algum comentário negativo, responda e tente entender o porque disso. Ah, e não vá deixar aquelas respostas automáticas que irritam qualquer ser humano.
Essas são 7 dicas simples, mas que farão muita diferença. Agora, é só traçar seus objetivos e começar.