As estratégias de inbound marketing funcionam como um funil. No topo, primeiro ficam os conteúdos para as pessoas que ainda não estão no processo de compra. Já no meio, as pessoas que estão buscando soluções, mas ainda não querem comprar um produto ou contratar um serviço. Por fim, no fundo ficam os leads que estão prontos para fechar negócio. No entanto, é essencial que os conteúdos criados em cada etapa sejam certeiros com o momento do lead. Abaixo trazemos algumas dicas importantes na hora de criar conteúdo para cada etapa do funil.
Quer uma prova? Imagine que você entra em uma loja física em busca de fones de ouvido para você ouvir enquanto pratica exercícios. O vendedor vai te mostrar os vários modelos e ele te oferece aquelas braçadeiras porta-celular, como uma estratégia de upsell.
Imagine que você nem tinha percebido que precisava de um (topo de funil). Isso porque você achava super normal levar o celular no bolso, mas você repara que além de ser perigoso (o celular pode cair na corrida) ele te atrapalha no movimento das pernas.
Depois você procura saber os modelos dessa braçadeira (meio de funil) e como eles podem te ajudar. Para no fim, você escolher aquela que mais vai te ajudar com o preço mais em conta (fundo de funil).
As práticas do funil de vendas também podem ser aplicadas no online, com uma gama infinita de possibilidades, o que deixará a jornada do cliente muito mais fluida e eficaz, que deverá corresponder com a sua estratégia.
Como criar conteúdo para cada etapa do funil
Para criar conteúdo para cada etapa do funil primeiro é preciso entender em qual etapa o lead se encontra. Isso ajudará a criar conteúdos que sejam certeiros. Lembrando que o uso de lead scoring nesse processo é essencial. Isso ajudará a medir se o lead está pronto ou não para compra.
- Topo do funil
Quando o lead se encontra no topo do funil, ele está longe ainda de fechar negócio, contratar um serviço ou comprar um produto. Neste momento, ele está buscando sanar dúvidas ou uma dor que ele possui.
Neste momento os conteúdos podem ser mais gerais, com uma linguagem clara e objetiva. Você pode criar bem como dicas, listas, análises e muito mais.
- Meio de funil
Após a visita do lead no site, se o conteúdo despertar o interesse dele, significa que ele está no meio do funil. Aqui já é possível começar a falar sobre o seu produto ou serviço e como clientes o utilizam.
Os conteúdos de meio de funil são mais vendedores, logo os conteúdos devem ser ainda mais atrativos. Contudo, neste momento, materiais como templates, whitepaper e checklists se tornam certeiros para esse momento do lead.
- Fundo de funil
Depois de atrair a atenção e o interesse o lead, agora chegou tão esperado momento: a venda. Quando o lead chega no fundo do funil, ele está pronto para a comprar. Nesta hora é importante vender todos os prós do negócio ou produto ofertado.
Exemplos de conteúdos que podem ser produzidos para o fundo de funil são, por exemplo: catálogo de produtos, demos, diagnósticos gratuitos e promoções.
Mais dicas para criar conteúdos certeiros
Criar conteúdo para cada etapa do funil é essencial para entender como funciona o processo de interesse do lead. Além disso, ajudará a manter sua base engajada e entender como funciona o seu negócio.
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