Vivemos em um mundo cada vez mais digital, isso é certo. Assim, como também é certo que apesar de toda essa era digital, somos humanos. E com isso, começamos a valorizar a humanização da marca.
No princípio, quando as máquinas foram possibilitando acesso a informações e atendimentos num ritmo cada vez mais acelerado. Ficamos muito satisfeitos, afinal as respostas começaram a chegar cada vez mais rápido. Pois a tecnologia através de diversos canais de atendimento e diversas máquinas veio possibilitando tudo isso ao longo do tempo. Porém, por mais que tenhamos aprovado e desejado atendimentos cada vez mais rápido, a verdade é que com o tempo a insatisfação se instalou novamente na sociedade. Não que a tecnologia tenha ‘deixado’ de nos atender, muito pelo contrário, ela está cada vez mais presente em nossas vidas. O que ocorre é que como dissemos lá no início, somos humanos! E, aos poucos começamos a sentir muita falta de humanidade nesses atendimentos.
Foi então que as marcas foram percebendo que, por mais que o digital auxilie de diversas formas, era necessário repensar e encontrar uma forma de se ‘aproximar’ mais dos seus clientes. Diante dessa necessidade, surgiu o marketing humanizado que tem ganhado cada vez mais espaço no meio digital.
O que é humanização da marca?
Quando vamos a um estabelecimento qualquer, o mínimo que esperamos no atendimento a nós prestado é simpatia e respeito. Dessa forma, ainda que no meio digital tendemos a observar cada vez mais como a marca se relaciona com o meio. Por mais que gostemos dos produtos ou serviços de determinada empresa, passamos a analisar se estão engajadas em causas sociais, de representatividade, nos cuidados com o meio ambiente e na sustentabilidade do planeta.
Por isso, não pense apenas nas vendas, dedique-se também a construir uma identidade para a sua marca, gere autoridade. As pessoas de um modo geral valorizam a honestidade e a empatia. Aposte também em histórias para cativar seu público. As pessoas se identificam, interagem e se encantam com histórias que tendem a se manter “vivas” em sua memória. Realmente pratique a empatia. Se coloque “no lugar” do seu cliente. Entenda as dores e os anseios dele e procure oferecer soluções adequadas.
Seja coerente e busque essa humanização de acordo com o segmento da marca, para algumas empresas pode ser possível implantar essa humanização de forma leve e bem-humorada. No entanto, se a seriedade acompanhar muito de perto a sua marca, escolha uma humanização menos descontraída, mas encontre uma forma de se aproximar de seus clientes, mostre a eles que essa relação pode ir muito além da compra e venda.
Como começar a aplicar essa estratégias?
Mostre que sua marca tem Responsabilidade Social, que assume e garante seus compromissos diante de seus trabalhadores, consumidores e causas sociais. Que existe também Acessibilidade, esteja aberto às reclamações e aos descontentamentos e mostre que está procurando sempre melhorar. Tenha uma Comunicação Natural e Educativa, se comunique constantemente com seus clientes e com o público em geral.
Sempre é tempo de humanizar a sua marca, por isso tenha seu próprio estilo. Sempre que possível mostre o lado engraçado das situações, utilize estratégias de marketing que não sejam invasivas e apresente sua equipe de trabalho.
Você só tem a ganhar com essa humanização. Duas ‘gigantes’ que entenderam essa humanização foi a Netflix e a Coca-Cola. Se você já entrou nas redes sociais de uma delas, já viu como elas interagem com o público. O retorno de tudo isso só poderia ser positivo.