Todos sabemos que o mercado está cada vez mais concorrido, por isso toda empresa deve pensar em ações que garantam o crescimento do seu negócio a curto, médio e a longo prazo. E, as vendas da empresa estão entre os fatores que impulsionam o crescimento de qualquer marca.
Agora, já sabemos que para o crescimento do seu negócio e consequentemente para o fortalecimento do nome da sua marca, é preciso vender mais. Como fazer isso? Utilizando um forte aliado ao seu favor, o marketing.
Branding
Através das técnicas do marketing você poderá fixar sua marca na mente dos consumidores, estamos falando sobre aplicar as estratégias de branding. Você já deve ter escutado frases como: quem não é visto, não é lembrado – ou – o produto que mais se vende é o que mais se oferece, e isso é uma realidade.
Para atribuir uma personalidade e um propósito para a sua empresa por meio do branding, você deve construir uma brand persona que defina a linguagem da sua marca. Brand persona é a estruturação de uma forma de linguagem da marca, como se ela representasse uma pessoa única, com um determinado posicionamento e uma maneira de se comunicar. Com essa definição, a marca passa a se relacionar com o público de forma mais humana, real e natural. Um exemplo bem claro disso é a forma bem peculiar que a Netflix interage nas redes sociais com o seu público.
Posicionamento da marca
Cresce cada vez mais o número de consumidores que adquirem produtos ou serviços de organizações que despertam para os mesmos interesses que os seus, bem como apresentam algum atributo que impulsione a sua identificação. O posicionamento da marca representa a maneira como o público alvo percebe os atributos da empresa. Logo, pessoas que defendem processos mais sustentáveis procurarão sempre empresas com esses mesmos valores.
Por isso, trabalhe o posicionamento de sua marca investindo na construção de uma identidade visual que faça transparecer seus valores, demonstrando isso para os consumidores de uma maneira bem clara.
Planejamento de marketing
Para se obter os resultados esperados é preciso se ter um plano com objetivos e estratégias bem definidas. Por isso, não deixe de pensar, estudar e construir com muito cuidado as duas etapas sobre as quais acabamos de falar – o branding e o posicionamento da marca – essas etapas são muito importantes no planejamento de marketing.
Mas, o planejamento não para por aí. Procure entender o mercado no qual a empresa está inserida, analise as atuais estratégias de marketing utilizadas na sua empresa e identifique possíveis pontos de melhoria, verificando o alinhamento da missão, assim como os valores e visão com as ações aplicadas no dia a dia.
E, não se descuide da persona, pois é ela que contempla informações essenciais, como a personalidade, os hábitos de consumo, as objeções de compra, os desejos e as dores do seu público.
Planejamento em prática
Todo planejamento precisa ser colocado em prática, e com muita atenção para se executar bem as estratégias ‘desenhadas’, pois assim será mais fácil e mais rápido de se atingir os objetivos que foram anteriormente definidos. Na hora de executar o planejamento é que a identidade visual será realmente construída aos ‘olhos’ do público. Quando o planejamento sai do papel, é a hora dele sustentar o crescimento que você espera para a empresa.
Acompanhamento das ações em prática
Todo planejamento precisa ser acompanhado bem de perto quando estiver sendo executado. É a hora de mensurar as metas por meio de indicadores de desempenho, assim será possível verificar se os objetivos realmente estão sendo alcançado conforme o esperado. Se for necessário reveja as estratégias para corrigir possíveis falhas no planejamento.
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