Você já parou para pensar em como é importante analisar a concorrência? A análise de concorrência dá à empresa a exata noção de seu posicionamento no mercado, é o processo de pesquisar e analisar as estratégias de marketing digital e as características de negócios das empresas que atuam no mesmo segmento da sua.
É preciso estar sempre por dentro das táticas do marketing digital e assim se buscar estar sempre à frente no mercado que a cada dia se torna ainda mais concorrido. Dessa forma, o gestor poderá identificar oportunidades ou até mesmo necessidades de melhorias. Para isso, é preciso saber o que rastrear e fazer isso de forma eficaz, a fim de elaborar boas estratégias para o seu negócio, você precisa conhecer os pontos fortes e fracos de seus concorrentes, definir a posição da sua empresa em relação a eles, destacando as lacunas deixadas e preenchê-las estimando seu potencial.
A análise de concorrência deve ser contínua, mesmo que seus principais concorrentes provavelmente permaneçam os mesmos, esteja por dentro de suas posições e a situação geral deles no mercado. Não se esqueça de que o mercado muda constantemente, e com essa análise você poderá estar sempre acompanhando KPIs de SEO e tráfego web, redes sociais, mídias pagas, acompanhando as tendências da indústria e do mercado, revisando benchmarks, atualizando seu mix de marketing, aprendendo as melhores práticas, evitando erros e refinando seus objetivos. Quanto mais você souber sobre o seu setor de atuação, melhores decisões você poderá tomar.
Vamos agora conhecer algumas ferramentas que você pode utilizar diariamente nessa ação.
Website Grader – se trata de uma ferramenta HubSpot que fornece em instantes as métricas mais importantes de um site, incluindo desempenho, mobilidade, SEO e métricas de segurança. É gratuito verificar um site, já para comparar as métricas requer uma assinatura do CMS Hub Professional.
Moat – se descreve como inteligência de marca e análise para empresas, editores e plataformas. Para agregar valores aos seus clientes, a Moat afirma medir o Attention Analytics em tempo real, mais de 33 bilhões de vezes por dia. Dividido em dois grupos principais – Moat Analytics e Moat Pro – para utilizar o Moat para análise de concorrentes, simplesmente pesquise por seu concorrente e a ferramenta mostrará seus designs de anúncio mais recentes, assim como os editores que exibem o anúncio.
Google Alerts – com essa ferramenta você saberá quando um concorrente seu for citado na internet. Tem o objetivo de detectar conteúdos indexados pelo buscador, notificando as menções a toda pessoa que se cadastrou via e-mail.
SimilarWeb – essa é uma ferramenta que permite que você fique de olho nos volumes de tráfego do site do seu concorrente, fontes de referência que incluem análise de palavras-chave, dados demográficos, visualizações de página, taxa de rejeição, e muito mais.
BuzzSumo – aqui está o sonho de todo profissional de marketing de conteúdo. Essa poderosa ferramenta espiona os principais conteúdos de seus concorrentes e modela a sua própria estratégia.
Sprout Social – essa plataforma de análise social agrega dados de todas as principais redes sociais e organiza em relatórios de fácil entendimento. Essa plataforma inclui ferramentas de análise, engajamento, publicação e escuta social.
Social Mention – que tal saber tudo o que estão falando sobre a sua marca na internet? E o melhor, saber de tudo em um único lugar! O Social Mention pesquisa em mais de 100 serviços de mídia social, como o Facebook, Instagram, Twitter, blogs, entre outros, por menções à sua marca fornecendo os resultados em uma lista única.
A análise de concorrência é 100% legal e se baseia em dados que estão disponíveis publicamente. E, as ferramentas de análise tornam o processo rápido. Não pense que ficar de olho na concorrência é uma coisa ruim, não tem nada a ver com espionagem. Todas as empresas que pensam estrategicamente utilizam essa análise como uma forma de obter insights e entender o que está funcionando no mercado. Isso se trata de ajustar o que já foi feito, de acordo com o seu nicho.