Antes de qualquer coisa, precisamos entender que trafego orgânico é todo o conjunto de visitas geradas para o seu site de maneira espontânea, ou seja, não patrocinadas. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de buscas como o Google e o Bing, por exemplo.
Com o avanço das tecnologias a concorrência aumenta dia após dia. Para conseguir se destacar nesse cenário não pense que patrocinar anúncios será suficiente, pois segundo uma pesquisa da Moz 98% dos cliques diários nos mecanismos de buscas são em resultados orgânicos.
Para conquistar o tráfego orgânico crie estratégias que vão atrair seu público alvo, pratique ações para estar nas primeiras posições dos buscadores e ofereça conteúdos de qualidade, se lembre que para conseguir se destacar da concorrência e assim adquirir novos clientes o marketing digital deve ser uma tarefa diária da sua empresa. Com um tráfego orgânico bem trabalhado os resultados chegarão no curto, médio e longo prazo.
É muito importante oferecer conteúdos de qualidade e de interesse para seus potenciais clientes, assim trabalhando com uma metodologia escalável do tráfego orgânico. O que seria essa metodologia? Pense na seguinte situação: sempre que você publicar um novo material que realmente atraia e vá de encontro aos anseios do seu público, seus seguidores mais assíduos verão suas postagens logo nas primeiras horas após a publicação, gostando eles reagirão com curtidas e comentários nas suas postagens e podem vir até mesmo a compartilhar seu conteúdo, tudo isso aumentará ainda mais o número de visualizações em suas publicações fazendo a plataforma entender que seu conteúdo é interessante e assim passar a indicá-lo para novos usuários.
É importante ressaltar que o tráfego orgânico gera autoridade para a marca. No marketing digital autoridade é algo que não se compra e sim se constrói com o tempo, esforço e dedicação. Por isso, é preciso que você crie conteúdos de interesse da sua persona, assim você poderá se tornar uma grande empresa no mercado e ditar as novas tendências. Não preciso nem dizer que uma marca com um nome forte no mercado é sempre muito procurada tendo um número de visitantes cada vez maior nas redes, e consequentemente mais leads e vendas.
Com o tráfego orgânico você não precisará estar investindo financeiramente para impulsionar seus conteúdos. O que você precisa fazer é impulsionar através de conteúdos de ótima qualidade e de interesse da sua persona, não se esqueça disso.
Mas, não se esqueça também que existem vários tipos de tráfego e que todos eles são importantes para a sua empresa. Trabalhe com todos e monitore-os sempre a fim de otimizar cada vez mais seus canais de comunicação com o seu público alvo.