Você com certeza sabe o quanto é importante saber como andam os resultados do seu time comercial. Afinal, o sucesso sempre vem de um trabalho bem feito e acompanhado de perto.
Antes de mais nada, é importante sabermos que para que qualquer empresa consiga ter sucesso com as estratégias traçadas, aquelas tarefas pequenas do dia a dia precisam ser cumpridas e com muita responsabilidade, pois somente dessa forma será possível alcançar resultados sólidos.
Seus colaboradores precisam estar atentos às metas e também a quais são os esforços necessários para atingi-las.
Acompanhe as métricas acessando em tempo real as informações atualizadas, permitindo dessa forma que seu time comercial tenha acesso aos indicadores com muito mais agilidade e praticidade para identificar oportunidades de negócios. Os indicadores de desempenho funcionam como ferramentas de monitoramento da progressão do trabalho para alcançar as metas. Dessa forma, você também saberá como e quais pontos precisam ser reajustados em suas estratégias.
Você pode monitorar o processo comercial e assim tomar decisões mais assertivas com base em dados confiáveis. Como? Através de um dashboard de vendas, um painel que serve para acompanhar informações sobre o desempenho da área comercial, como o número de negócios fechados e o percentual alcançado das metas, tudo isso em tempo real. Com um dashboard de vendas você estará sempre de olho nos resultados do seu time comercial, as informações estarão instantaneamente no painel, por exemplo, quando um lead for transformado em cliente. Como você pode ver, monitorando todo o processo comercial você terá a possibilidade de adaptar as ações e as estratégias da sua empresa de acordo com o cenário apresentado.
Veja como estar atento aos resultados do seu time, e lembrando que tudo isso será possível com um dashboard de vendas.
- Será possível acompanhar os indicadores com muito mais facilidade à medida em que eles forem atualizados.
- Terá informações calculadas de forma automática e organizadas de forma visual minimizando as possibilidades de erros, dessa forma será possível otimizar o tempo da sua equipe que poderá concentrar os esforços em fechar vendas e atingir metas.
- Haverá a possibilidade de acompanhar os indicadores de forma individual e coletiva, dessa forma seu time comercial entenderá qual a contribuição de cada vendedor para que a meta seja alcançada. Assim sua equipe ficará conectada e engajada rumo ao mesmo objetivo.
É importante que o time consiga reduzir o ciclo de vendas, ou seja, quanto menor for o período entre o primeiro contato até o lead se tornar um cliente, menos dinheiro e esforços serão gastos. Mas, não podemos esquecer que nem sempre é possível ter um ciclo de venda curto, pois há produtos que naturalmente demandam um tempo maior nesse processo.
Para que o dashboard de vendas gere resultados, é importante que a inclusão de dados seja realizada na medida certa, é preciso priorizar qualidade e não quantidade.
Vimos como um dashboard de vendas pode ajudar seu time a alcançar as metas e também ajudar o gestor a saber a hora exata de rever as estratégias. Se deseja conhecer melhor essa ferramenta e como realmente usá-la a favor do seu negócio, só vem!