Ultimamente, muito se tem ouvido falar sobre marketing digital, não é mesmo? E, já que se fala tanto nisso, talvez você imagine que o marketing digital chegou com tudo, se estabelecendo fortemente no mercado. Porém, não é bem assim. Apesar de seu forte potencial para atingir resultados que chegavam a ser inimagináveis há algum tempo, atualmente apenas 2% das empresas aprenderam como aproveitar o potencial dessa ferramenta.
Um estudo, apoiado pelo Google, foi realizado pela The Boston Consulting Group, e os resultados foram impressionantes. A pesquisa mostrou que as empresas brasileiras ainda estão muito longe de se beneficiarem de tudo o que o marketing digital tem a oferecer. A pesquisa foi realizada com mais de 60 empresas nacionais de 10 segmentos diferentes, e os estudos apontaram que 55% das empresas se encontram em estado emergente, 37% conectadas e 6% ainda nascentes. Ou seja, apenas 2% das empresas aproveitam tudo o que essa nova modalidade de marketing tem a oferecer.
O marketing digital é uma ferramenta que tem por objetivo entender, atingir, converter e por fim fidelizar clientes, pois promove produtos e marcas por meio de mídias digitais, se comunicando com o público no momento certo, de forma direta e personalizada. Mas, embora seja uma ferramenta capaz de alavancar o crescimento das empresas, no Brasil a migração de mídias tradicionais para as digitais tem sido bastante lenta. Apesar da internet já está presente em 86% dos lares brasileiros que possuem renda média igual ou superior a três salários mínimos, existem muitas empresas que acreditam que a mídia digital é um canal ao alcance apenas das classes sociais mais altas.
Ainda que de forma digital, estamos falando de marketing, uma das vantagens é a interatividade com o público. Representa economia para ambos, pois a empresa pode atrair e conquistar as pessoas certas, aquelas que têm o perfil de consumo de seus produtos, além de estreitar a relação do público com as marcas.
Atualmente, 90% dos consumidores só decidem sobre qual marca comprar depois de realizarem uma busca online. O marketing de conteúdo recebe três vezes mais leads do que a publicidade paga. Grande parte dos consumidores visualizam pelo menos três posts de conteúdo antes de entrarem em contato com um representante de vendas. E, mais da metade dos usuários descobriram um novo produto ou empresa enquanto realizavam buscas na internet.
No Brasil, o tempo médio de acesso a internet chega a 9 horas por dia. E, com o uso do marketing digital é possível identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática, mensurando resultados e analisando dados a fim de obter uma melhoria contínua.
Vamos aproveitar e alinhar o marketing da sua empresa, chegou a hora de focar na internet. Veja aqui alguns dos nossos cases.