Em um mundo cada vez mais tecnológico, a cada dia mais as pessoas estão aderindo ao ‘mundo virtual’. Vimos aos poucos esse cenário crescer gradualmente, porém agora esse crescimento tem sido cada vez mais rápido. Mas, não é somente a procura que tem crescido, o mercado virtual também se expande dia após dia. Diante da concorrência no cenário virtual muitas pessoas se preocupam em simplesmente conseguir o maior número de contatos possíveis para oferecer seus produtos e serviços. Mas, você já parou para pensar que está simplesmente perdendo tempo e ‘energia’ quando dispara para todos os lados? Por que? Porque se você realmente deseja ter resultado nessa ação deveria capturar e manter contato com seus leads.
Leads
Os leads são potenciais consumidores, pois se trata de alguém que demonstrou interesse em seus produtos ou serviços. É um usuário que na procura de algo que ele deseja acabou te encontrando, e por ter gostado em um primeiro momento do que viu em sua página virtual até deixou o contato dele. Pode ter sido em uma Newsletter, mas a maioria o faz em troca de uma recompensa.
Aproveite e veja também: Dicas Essenciais para atrair mais leads.
Materiais Ricos
Os Materiais Ricos são formatos de conteúdo variados com o objetivo de gerar e nutrir leads. São conteúdos educativos e mais aprofundados, voltados ao interesse do público e que aumentam a autoridade da marca, pois demonstra que entende do assunto. Alguns exemplos são: e-books, infográficos, templates, planilhas, whitepapers, entre outros.
Veja aqui alguns materiais que disponibilizamos para você iniciar sua jornada!
Como funcionam os Materiais Ricos
Os Materiais Ricos funcionam como iscas, pois são as recompensas que falamos anteriormente e que fazem com que os usuários deixem seu contato em troca desse conteúdo. Por isso, é preciso que sejam conteúdos de interesse do seu público e bem elaborados, que demonstrem que você realmente entende do assunto, e assim elevar o conceito da sua marca para esse potencial cliente.
Mas, você ainda pode estar se perguntando: Por que nutrir leads se eu posso enviar para um número muito maior de contatos? Afinal, adquirir contatos por aí é muito simples.
Entenda mais sobre automação de marketing
Funil de Vendas
O Funil de vendas é basicamente o processo que representa a caminhada do cliente desde a prospecção até o momento da venda.
No topo do funil temos:
- Público geral – visitantes que estão tendo um contato inicial com a empresa
- Leads – contatos qualificados. Aqueles usuários que deixaram seu contato em sua página, lembrando que geralmente o fazem em troca de recompensas (Materiais Ricos). Mas que geralmente não veem aqui nenhuma relação comercial com a sua empresa, porém se chegaram aqui provavelmente estão buscando alguma coisa. É o momento de você despertar nesses contatos a consciência de que se ele está aqui está buscando algo que você pode oferecer e encaminhá-lo ao meio do funil.
No meio do funil temos:
- Oportunidades – aqui estão os seus leads que reconheceram um problema ou necessidade, que estão em busca de uma solução e que sinalizaram interesse que seja com a sua marca, porém ainda não decidiram. É o momento de atuar as dúvidas que esse lead ainda tem e encaminhá-lo ao fundo do funil.
No fundo do funil temos:
- Clientes – aqueles que fecharam a compra de produtos ou serviços com a sua empresa. Mas, fique atento e continue dando atenção ao seu cliente, um tratamento especial para não o perder. Lembrando-se de todo o esforço que foi preciso para tê-lo aqui, com certeza o seu desejo será mantê-lo.
Agora ficou claro aquilo que te falei lá no início sobre atirar para todos os lados e perder tempo e ‘energia’, não ficou?
No topo do funil de vendas você viu que temos o público em geral e que nem todos vieram sequer para o meio do funil, ou seja, é um público que por mais que você oferecesse não fecharia negócio. É importante destacar que os que se interessavam vieram para o meio do funil através da recompensa, ou seja, o Material Rico que foi oferecido a eles.
Veja aqui como trabalhar leads desengajados
Já aqueles que estavam lá no topo do funil e nem através da recompensa toparam em deixar seu contato, demonstraram que pelo menos nesse momento não havia nenhum interesse em seu produto ou serviço. E, “forçar a barra” oferecendo insistentemente a eles poderia ser muito ruim, alguns usuários ficam tão chateados com a insistências de marcas com as quais não demonstrou interesse em prosseguir negociando, as consideram inconvenientes e as ‘bloqueiam’ de forma a nunca mais procurar por elas.
Invista nos Materiais Ricos e trabalhe com as Capturas de Leads, você verá que só tem a ganhar.
Precisa de ajuda na definição deste processo? entre em contato com nossa equipe, só clicar aqui.