Você sabia uma campanha de marketing bem-feita tem o poder de transformar um negócio? Pois é, as campanhas de marketing se bem pensadas e elaboradas são capazes de atrair, cativar e fidelizar cada vez mais clientes.
Mas, para saber como fazer uma campanha que trará ótimos retornos para sua marca, primeiro precisamos entender que uma campanha de marketing se trata do conjunto de iniciativas desenvolvidas para promover uma empresa e seus produtos ou serviços.
Não importa se a sua empresa está iniciando suas atividades ou se já tem certo tempo no mercado, mas não consegue ainda atingir os resultados esperados, é preciso trabalhar com um bom plano de marketing pois é ele que guia marcas e empresas para diferentes objetivos.
É preciso ficar claro que em uma campanha de marketing sempre deve ser especificada uma meta a ser atingida, e é preciso definir também uma data de início e fim para a campanha.
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Defina qual será o público da campanha, em geral é a própria persona da marca, e é de primordial importância ter essa definição, para que a campanha obtenha o sucesso desejado, é preciso saber com quem se está “conversando”.
Sabendo qual o público se deseja atingir com a campanha, é hora de definir os meios de veiculação e de divulgação, sempre faça isso de acordo com os interesses e gostos do público alvo da campanha. Alguns exemplos desses canais de comunicação são postagens em redes sociais, blogs, e-mails marketing, anúncios em outdoors, propagandas em canais de TV, etc.
Para atingir objetivos de sucesso, uma boa campanha de marketing precisa ser desenvolvida a partir de três etapas básicas: planejamento, execução e análise.
Planejamento – o planejamento é a base para tudo o que fazemos, então coloque tudo no papel. Quando for planejar e organizar sua campanha, primeiro responda a perguntas como:
- Qual é o objetivo da minha campanha?
- A quem ela será direcionada?
- Qual o orçamento que tenho para essa campanha?
- Quando iniciará e terminará as ações dessa campanha?
É importante ter bem claro quais são os objetivos da campanha de marketing, pois esses mudam de acordo com a empresa e o tempo no mercado. Por exemplo, veja bem: um negócio que está iniciando num primeiro momento precisa captar leads e clientes. Já se for uma empresa relativamente nova, mas que já realizou essa captação inicial precisará criar um bom relacionamento e fidelizar esses clientes. Agora, pode ser também um negócio já consolidado no mercado, porém buscando um reposicionamento para a marca.
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Execução – agora é hora de tirar tudo do papel, “mãos à obra”, depois de ter definido a etapa anterior é hora de colocar em prática todo o planejamento realizado. Tenha bastante atenção nessa etapa, para conseguir colocar em prática tudo conforme planejado.
Análise – com a etapa anterior em andamento, ou seja, durante a execução de sua campanha já vá analisando os resultados obtidos, veja se está tudo seguindo de acordo com o esperado ou se alguma coisa está fugindo do foco, se é preciso rever alguma ação.
Para se ter sucesso, uma campanha de marketing não deve ser algo protocolar, precisa ser muito bem pensada de acordo com o público alvo da empresa, com a persona, com os objetivos que se deseja atingir. E, uma vez colocada em prática, a campanha precisa ser constantemente avaliada e revisada, para então se decidir se ela está no caminho esperado e atingindo os objetivos esperados ou se é hora de realizar alterações para que os objetivos definidos inicialmente possam ser atingidos.