Você já tem um Instagram? Se não tiver está passando da hora de criar o seu perfil nessa rede social que cresce diariamente. Afinal, estamos falando de uma plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. Só para você ter uma ideia, em 2019 o Instagram teve 20 vezes mais engajamento do que o Facebook, de acordo com uma pesquisa da SocialBakers. Segundo o próprio Instagram, 60% dos mais de 1 bilhão de usuários já encontraram novos produtos por lá. E, o Brasil é o 3º país no mundo com mais perfis criados nessa rede.
Com o Instagram você terá na ‘palma da mão’ a oportunidade de atrair e conquistar seus seguidores. Uma boa estratégia de comunicação nessa rede é uma das melhores maneiras de conseguir visibilidade para a sua marca e atrair possíveis clientes.
Dicas para atrair mais seguidores
Agora você pode estar se perguntando como atrair seguidores, acertei? Para isso você precisará ter um Instagram de sucesso. Separamos algumas dicas essenciais para você.
A primeira coisa é ter um perfil no Instagram. Ao preencher suas informações de perfil, insira seu site se já tiver um, escolha uma foto com boa qualidade visual que atraia as pessoas logo de ‘cara’ e realize algumas publicações iniciais.
Agora será a hora de ganhar seguidores nessa rede social. Você precisará trazer informações que sejam úteis e de valor para as pessoas que te seguirem, pense na relevância dos conteúdos de suas postagens, lembra que falamos lá no início que essa rede cresce dia após dia? Então, sendo assim pense em quantas pessoas que também estão querendo ganhar milhares de seguidores. Você precisará então se dedicar para ganhar seguidores reais, foco e dedicação, pense no que você pode fazer de diferente das outras pessoas, no que atrairá os seguidores para a sua página, o que fará com que as pessoas se interessem pelo seu conteúdo, o que fará com que elas já fiquem ansiosas e a espera de suas postagens.
Faça uso de palavras-chaves, mas sempre precedidas de hashtags. Se você ainda não conhece essa palavra, com certeza conhece o símbolo #, isso mesmo, o famoso “jogo da velha”. Por exemplo, se você estiver falando sobre um assunto que interesse ao público jovem empreendedor, poderá utilizar: #juventudeempreendedora, #empreendedorismojovem, entre outras. Os usuários ao se interessarem por um assunto clicam nessas hashtags e assim conseguem ver diversas publicações que fazem uso dessa mesma hashtag, dessa forma, usuários que nunca viram seu perfil poderão encontrar suas publicações e gostando de seus conteúdos poderão curtir, compartilhar em seus stories fazendo com que assim mais e mais pessoas tomem conhecimento e ainda se tornarem seguidores de sua página.
Você também pode procurar por tags relacionadas ao seu perfil, elas podem te ajudar a categorizar seus conteúdos, poderá também seguir essas hashtags ampliando assim suas chances de ser encontrado através delas e acabar por ganhar mais curtidas em suas postagens. Além do mais, poderá seguir essas pessoas que fazem uso dessas tags e curtir os conteúdos delas, essas pessoas ao serem notificadas, podem acabar por entrar em sua página e também curtir seus conteúdos e seguir seu perfil. Mas, cuidado com essa ação, o bom senso deve te nortear sempre, se você começar a seguir muitos perfis de uma vez em um curto espaço de tempo, a plataforma poderá acabar por bloquear sua conta.
Não basta ganhar seguidores, você precisa interagir com eles. Para aumentar o engajamento utilize perguntas em suas publicações, publique vídeos no Reels, faça Lives e também realize enquetes em seus Stories, responda aos comentários de seus seguidores, os deixe confortáveis para reagir e responder às suas publicações. É importante responder aos comentários em suas publicações nas primeiras horas após postadas, para que o algoritmo entenda que seu conteúdo é relevante e dê a ele mais audiência.
A fim de aumentar essa audiência dos seus conteúdos, descubra em qual horário suas postagens geram mais engajamento, vá postando e realizando um mapeamento até descobrir em qual horário as pessoas interagem com suas postagens, assim você poderá alimentar seu perfil e interagir com seu público nas primeiras horas da postagem.
Traga para o Instagram as pessoas que te acompanham no Facebook utilizando um dos aplicativos que permite associar o Instagram a sua fanpage. Se você tiver uma lista grande de pessoas também em seu e-mail marketing não perca a oportunidade de leva-los também para o Instagram, é bem fácil, envie para a sua lista de contatos um e-mail os convidando a verem alguma foto ou vídeo que você postou em seu perfil do Instagram, e diga que poderão acompanhar seu trabalho por mais esse canal de comunicação.
Lá no início da nossa conversa falamos em ganhar seguidores reais, portanto, não vá comprar seguidores. Tudo o que falamos até aqui foi sobre como fazer as pessoas encontrarem, interagirem e se interessarem por seus conteúdos. Nada adiantaria você ter uma base enorme de seguidores que nem vê e muito menos se interessa por suas publicações. É muito melhor ter um número menor de seguidores, mas que realmente interage com o seu perfil, assim você estará construindo uma audiência qualificada.
Dê aos seus seguidores o tempo que eles precisam para realmente acompanhar e interagir com suas postagens, para isso, não poste em excesso. Mapeando como falamos anteriormente os horários que seus seguidores interagem com sua página, ficará mais fácil saber os melhores dias e horários para realizar suas publicações. Em geral, o recomendado é de um a dois posts por dia. Mas, isso não é regra, estude seus seguidores e encontre a melhor frequência para você.