Nos dias em que vivemos, se você deseja obter sucesso e reconhecimento para a sua marca é preciso que você desenvolva ações para a geração de leads.
Não há outro caminho, se você não investir no marketing digital e buscar seu público alvo sua marca logo cairá no esquecimento, isso é, se ao menos houver conseguido se tornar conhecida.
Mas, saiba também que nada adianta atirar para todos os lados, sair comprando leads por aí não é a solução, afinal de contas do que adiantará ter um monte de contatos que nem sequer tem interesse no seu produto ou serviço?
O que você realmente precisa é gerar os seus próprios leads, pois dessa forma estará atraindo para a sua empresa o seu público, pessoas que realmente se interessam pelo seu segmento, e ainda terá a oportunidade de qualificar esses leads e assim oportunizará ao seu time de vendas saber a hora exata de entrar em contato, uma vez que serão acompanhados pelo funil de vendas.
Agora veremos 10 passos infalíveis para o sucesso da sua marca, aprenda como gerar os seus próprios leads.
- Oferecer informação – esse com certeza deve ser o seu primeiro passo, pois você precisa que sua marca seja notada, seja encontrada pelas pessoas que buscarem produtos ou serviços do mesmo segmento que o seu. Conteúdo é tudo! Então, ofereça informação, mas cuidado porque quem está chegando nesse primeiro momento não está buscando obviamente o seu produto, se trata de um público que busca compreender seus próprios anseios. Ofereça materiais de qualidade para esse público que está chegando, dê conselhos e dicas sobre o problema que seu leitor pode estar passando, não caia no erro de no primeiro momento começar a já oferecer seus produtos, pois dessa forma ao invés de conseguir capturar novos leads, o que aconteceria seria você afastar futuros potenciais clientes.
- Encontre seu público alvo – as pessoas gostam de receber atenção. Aproveite as ferramentas que permitem encontrar “quem está fazendo perguntas” e encontre aquelas que estão perguntando sobre o seu nicho de mercado, uma das formas é criando palavras-chave do seu segmento. Se você encontrar essas pessoas poderá fazer com que seu conteúdo chegue até elas.
- Invista em SEO, SEM e CPC – onde é o primeiro lugar que todas as pessoas vão quando procuram qualquer coisa na internet? No Google, essa foi fácil. Investindo na otimização você fará com que seu conteúdo apareça com maior relevância nos buscadores.
- Invista em um mix adequado a sua marca – investir em marketing digital, não é simplesmente começar a fazer tudo o que está na moda, e sim buscar o que é adequado ao seu negócio. Avalie quais são os seus recursos e objetivos e a partir disso crie um mix diversificado de ferramentas, plataformas e outros formatos, como por exemplo: SEO, CPC, sites, redes sociais, e-books, infográficos, templates, entre outros.
- Blog – mostre a voz da sua marca de uma forma leve e com uma frequência que o público consiga acompanhar seu conteúdo. Lembre-se que esses textos devem estar direcionados a ajudar o seu potencial cliente a lidar com os próprios anseios, não é a hora de ficar oferecendo seus produtos. Você perceberá que essa é uma das melhores e mais efetivas ferramenta para a geração de leads.
- Formatos visuais – todos sabemos bem porque as redes sociais conquistam tanto a todos os usuários, e é por esse mesmo motivo que você deve apostar em vídeos e imagens, pois bem sabemos que esses são os conteúdos mais acessados nas redes, o nível de aceitação é tão alto que as pessoas realmente se engajam, curtem e compartilham esses conteúdos.
- E-books – com conteúdos ligados ao segmento, porém mais profundos do que os que serão disponibilizados nas redes, darão credibilidade e percepção de valor a marca. As pessoas costumam disponibilizar seus dados de contato em troca desse material.
- Webinars – com certeza você já percebeu que as palestras e seminários online crescem cada vez mais, pois o público entende que se trata de uma marca compartilhando seus conhecimentos, o que aumenta ainda mais a autoridade da marca. O público alvo costuma aceitar bem preencher um cadastro para poder participar.
- Formulários sempre à vista – o público que chega até suas redes costuma preencher os formulários em troca de algum material que o interesse, e essa é uma ótima forma de gerar mais leads. Mas, para isso é necessário que esses formulários estejam bem posicionados e sempre à vista, seja no site, blog ou qualquer outra plataforma.
- CTA (Call to Action) – nunca subestime. Toda ação do marketing digital deve ser pensada de forma a fazer com que permaneça no funil de vendas até o fim aqueles leads que realmente estão interessados no seu produto ou serviço, então é necessário os guiar até o processo decisório. Sendo assim, o CTA poderá fazer com que os leads que realmente são potenciais clientes continuem se afunilando.
Seguindo essas dicas, você verá que gerando os seus próprios leads estará atraindo o seu público alvo, o que torna muito mais fácil e rápido para a sua equipe de vendas identificar quem realmente é um cliente em potencial e entrar em ação.
Além de ser muito importante gerar seus próprios leads, é também de extrema importância qualifica-los. Se deseja saber como captar leads qualificados, baixe nosso material!