Antes de vermos como fazer para captar leads qualificados, é preciso entender o que são os leads e qual a importância que eles possuem.
Leads são os contatos gerados através de ações de marketing. Mas, não basta apenas possuir leads e sim gerar leads qualificados, que são os potenciais clientes. Assim, o time de vendas saberá quais leads chegaram ao final do funil e que realmente está na hora de entrar em contato com esse lead e conquistar um cliente para a sua marca.
Então, agora que você já sabe que não basta possuir leads e sim qualifica-los, veremos algumas ações que poderão ajudar muito nesse processo.
- Estratégia de SEO (Search Engine Optimization): otimização para mecanismos de busca – se trata de um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web visando melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. A otimização deve ser realizada utilizando as palavras-chaves que direcionem ao seu segmento.
- Produção de Conteúdo: atrair os leads oferecendo a eles o que estão buscando. Portanto, ofereça conteúdos relevantes para o público, como esclarecimentos de dúvidas comuns que as pessoas possuem sobre seu segmento ou sanando dúvidas e explicando os benefícios sobre os produtos que sua marca comercializa, assim sua empresa poderá ser encontrada por um público que esteja buscando essas informações, sendo notada por mais e mais pessoas interessadas no assunto, ou seja, seu público alvo.
- Materiais Ricos: são conteúdos mais voltados a educar o público, por se tratar de algo mais profundo e completo, tem o objetivo de agregar valor e aumentar a autoridade da marca no assunto, assim aumentando bastante as chances de conversões dos leads. Alguns exemplos de materiais ricos são os e-books, webinars, infográficos, planilhas, whitepapers, templates. Se trata de conteúdos com características próprias, são mais extensos e explicativos. O público que busca aprender mais através dos materiais ricos, costuma valorizar quem o oferece, aí se estabelece uma relação de troca.
- Formulários no site: para que traga resultados é preciso que seja otimizado, assim o usuário avançará no preenchimento das informações e em troca de algum conteúdo fornecerá seus dados de contato. Esses formulários são espaços para preenchimentos de dados que aparecem em uma landing page. É uma ferramenta bem simples, mas de grande eficácia.
- Anúncios nas redes sociais: como bem sabemos, as redes sociais são os canais mais usados hoje em dia para as pessoas interagirem com o mundo, são nas redes que as pessoas interagem com os amigos, veem fotos da família, buscam informações do dia a dia, discutem as polêmicas que surgem e acompanham as novidades das marcas que as conquistarem. Logo, estar nesse ambiente aumentará bastante as chances de conversão de leads qualificados.
- Landing Page: podemos traduzir esse termo como página de aterrisagem, originalmente se tratava de toda página que um usuário acessava para entrar em um site. Uma landing page conta com todos os elementos voltados à conversão, desde o visitante ao lead ou da oportunidade ao cliente, essas páginas são item-chaves nas campanhas de marketing digital.
- Pop-ups: são as janelas que se abrem nas páginas de navegação. Os pop-ups foram criados como uma alternativa aos banners, ou seja, uma forma de anunciar produtos de uma forma mais pontual e organizada. Uma vez otimizados para surgirem na hora certa, os pop-ups facilitam a navegação e oferecem algo que o usuário precisa no momento certo. O sucesso dessa ação depende da habilidade de entregar algo que seja de interesse do público alvo.
- Quiz: são testes simples, mas com grandes chances de viralização e captação de leads. Fique atento, pois esses testes não possuem nada de limitados ou superficiais. Pois, a variedade de perguntas e assuntos são inúmeras e por isso os quizzes podem ser utilizados por qualquer segmento.
Viu só, formas de captar leads qualificados é que não falta. Lembre-se sempre que mais importante do que possuir leads é qualifica-los, assim as chances de cheguem ao final do funil de vendas e venham a se tornar clientes de sua marca serão muito maiores.
Se precisar de ajuda para iniciar esse processo, nós podemos te ajudar!