Sabemos o quanto é importante sua marca gerar leads qualificados. Agora é hora de facilitar as ações de marketing através da automação que será capaz de identificar os leads “quentes”, trazendo vantagens e benefícios.
Você já deve ter escutado falar de automação industrial, que nada mais é do que do que a aplicação de tecnologias de software, hardware e equipamentos específicos para aumentar a produção. A automação de marketing também foca em automatizar processos que antes eram executados manualmente por profissionais, utilizando a tecnologia para tornar essas ações mais eficientes e assim possibilitar o aumento das vendas da empresa sem precisar de mais vendedores. A diferença está em que na automação de marketing, além da tecnologia é imprescindível uma excelente comunicação pessoal com o seu lead, é preciso conhecer e muito bem o seu público.
Mas, como melhorar a sua automação de marketing?
Comece tendo um bom relacionamento com o seu lead, seguir de volta e ficar realizando postagens nas redes sociais não irá retê-lo.
Conheça-os, busque informações sobre eles, descubra quem são, o que gostam, como chegaram até você, pesquise e só então vá para o funil de vendas.
O funil de vendas é uma das funções da automação de marketing. Quem atua nessa área já sabe que ele é divido em topo, meio e fundo do funil. Os leads que se encontram no topo estão somente pesquisando, nem sabem ainda se sua marca realmente os interessa. Já aqueles que estão no meio são possíveis clientes, provavelmente estão buscando mais informações enquanto decidem se estão realmente interessados no seu produto ou serviço. E, por fim temos o fundo do funil onde estão os seus potenciais clientes. Se eles chegaram até aqui invista neles, porque é bem provável que fecharão a compra com a sua marca. Interaja com os leads em cada etapa do funil, sempre no intuito de fazê-los chegar ao fundo e quando isso ocorrer você provavelmente tornará seu lead em cliente um cliente.
Conceda ao seu público a oportunidade de tirar todas as dúvidas e decidir se realmente o seu produto é o que ele deseja. Afinal, você não deve forçar uma venda e depois correr o risco de ter uma publicidade negativa de alguém que ficou insatisfeito.
Procure sempre caminhos de melhorar a comunicação com o seu cliente e realize pesquisas para saber como ele se sente em relação a sua marca.
Determine um período para avaliar a interação dos leads com a sua marca e classifique como inativos aqueles que nesse tempo não estão interagindo.
Acompanhe as reclamações e procure solucioná-las, não as ignore em hipótese alguma. Verifique diariamente os seus resultados para que seja possível agir rapidamente caso ocorra alguma falha.
Oportunidade é tudo, assim que as ferramentas de automação identificarem leads que podem receber um contato, faça-o imediatamente, tornando mais eficaz a possibilidade de convertê-lo em cliente.
Essas ações possibilitarão que seus leads se tornem “quentes”, potencializando a possibilidade de se converterem em clientes e facilitando o caminho para a sua equipe de vendas.
Como está a captação, qualificação e vendas das suas empresas? Precisa de ajuda? entre em contato!