Quando acontece uma conversão em um formulário, essa conversão é chamada de lead. Esses leads ficam em uma base em um CRM para que a comunicação com esse público seja possível. Além disso, com essa base é possível manter uma nutrição dos leads. Seja via e-mail marketing, newsletter ou divulgação de conteúdo, a comunicação podem ser segmentadas ou enviadas para toda a base. No entanto, mesmo você fazendo o trabalho de inbound corretamente, ainda acontecem de existirem leads desengajados. Porém, antes de explicarmos como trabalhar leads desengajados da sua base, é necessário entender o que é o engajamento.
O engajamento de leads é quando este interage com o conteúdo que você envia. Seja abrir um e-mail ou clicar em um link, essas ações mostram que o lead está engajado com o seu conteúdo. Mas, caso o lead esteja há três e-mails sem realizar nenhuma ação ou mais de 100 dias, ele será considerado desengajado.
Portanto, podemos resumir que leads desengajados são aqueles que não interagem com o conteúdo enviado.
É errado enviar uma campanha de e-mail para leads desengajados?
A resposta é sim e não. O envio de e-mail marketing com ofertas de produtos para leads desengajados pode prejudicar a reputação do seu domínio. Além disso, aumenta as chances de o e-mail cair na caixa de spam ou em blacklists.
Porém, existem ações pontuais que podem ser feitas visando diminuir a lista de leads desengajados.
Como trabalhar leads desengajados?
Como dito acima, existem ações pontuais que podem ser feitas para evitar o desengajamento de leads ou que alguns desengajados possam voltar a se interessar por seu conteúdo.
Para isso, separamos alguns passos para que você possa trabalhar os leads desengajados em sua base.
1. Realize uma limpeza em sua base
O primeiro e mais importante passo é sempre higienizar a sua base de leads. Caso você tenha contratado um CRM, você pode fazer uma segmentação buscando os e-mails que se tornaram hard bounce e soft bounce. Dessa forma, você corre menos risco de enviar e-mails para quem não receberá.
2. Elabore campanhas de reegajamento
Após a limpeza da base é importante criar ações que possam despertar novamente o interesse dos leads desengajados. Para isso, algumas ações pontuais podem ajudar. Algumas delas são:
- Disparo de newsletter contendo os principais conteúdos do blog;
- Envio de material produzido por sua empresa;
- Disparar um e-mail perguntando se o lead deseja continuar recebendo seus e-mails.
Essas ações podem ajudar a diminuir o número de leads desengajados e até resultar em uma nova limpeza de sua
base.
3. Vá além dos e-mails
Outra forma de engajar os leads desengajados é criando campanhas de mídia paga segmentada. Direcionando conteúdos específicos para esse público, eles podem engajar novamente.
Trabalhar os leads desengajados é uma estratégia que otimiza o relacionamento da base com a sua empresa e seus conteúdos. Por isso, é importante sempre verificar como anda a sua base de leads desengajados para que seja possível melhorar ainda mais a comunicação.