Mantenha um relacionamento com seus clientes da maneira correta e construa pontes sinceras e duradouras com eles.
Entenda mais como o relacionamento com seus clientes pode ser essencial e como melhorá-lo podem ser o caminho essencial para manter bons e duradouros negócios no mercado atual.
1 – Saiba o que falar
Evite usar achismos, a expressão “eu acho”, prejudica o discurso, cria dúvidas e tira a credibilidade do seu assunto. Para se falar sobre um assunto, é necessário ter amplo conhecimento sobre o assunto. Uma das coisas que prejudica a comunicação com o cliente é a insegurança e isso ocorre pois muitas vezes o colaborador não sabe o que falar.
2 – Tenha cuidado com o seu vocabulário
Fique atento com o vocabulário que é empregado ao falar ou redigir um e-mail, evite as gírias e seja formal na medida certa. Se houver abertura do público, ouse ser um pouco mais informal, mas sempre com uma dose extra de cuidado.
3 – Seja objetivo
Vá direto ao ponto! Rodeios sempre atrapalham na hora manter uma comunicação direta e concreta com seus clientes. Mais do que falar sobre o assunto em pauta, vá com os objetivos pautados para que não haja dúvidas sobre o que precisa ser resolvido.
4 – Cuidado com a agressividade
Às vezes, quando o assunto com o cliente não é dos mais agradáveis, é hora de colocar os panos quentes. Levar tudo na mais plena calma é o ponto principal para manter uma comunicação direta e sem maiores conflitos. O tom usado pode interferir demais no momento da conversa, então o ideal é fazer um ensaio de como e o que será dito.
5 – Saiba ouvir
Criar uma comunicação aberta e sem interrupções é um ato de maturidade de ambos os lados. Se existir a necessidade de fazer um comentário sobre o assunto, espere e volte ao assunto assim que o cliente finalizar sua linha de raciocínio.
6 – Seja curioso
Sempre pergunte a seu cliente suas vontades e desejos. Dessa forma, é possível alinhar uma maneira de fazer o produto final, ser sempre a união das vontades de ambas as partes. Se possível, sempre faça uma pesquisa de satisfação com seus clientes. Peça sugestões e solicite para que eles deem referências do direcionamento que eles desejam.
7. Personalize sua comunicação e use as redes sociais.
Mantenha seus clientes cientes do andamento do seu negócio, além disso, personalize uma comunicação única com eles. Direcione seu conteúdo usando as redes sociais e sempre pense em oferecer algo de positivo e útil.
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