Você já ouviu falar em dropshipping? Se ainda não ouviu falar, muito provavelmente já utilizou esse serviço, ainda que sem saber do que se tratava.
O dropshipping é mais uma das modalidades de negócio oferecidas pelo e-commerce, se trata de um modelo de e-commerce em que o lojista atua como um intermediário de vendas pela internet, ou seja, ele não precisa manter um estoque, manipular e enviar produtos, isso fica sendo de total responsabilidade dos fornecedores. O lojista atua como um intermediador entre o público e as empresas fornecedoras.
Mas, como funciona o dropshipping?
O usuário visita uma loja virtual para realizar uma compra, então o intermediador recebe uma ordem de venda e a encaminha para o fornecedor parceiro. O fornecedor então separa a mercadoria e providencia a entrega.
Uma vez realizado o envio dos produtos, o fornecedor envia ao lojista o código de rastreamento da transportadora. E o lojista parte então para a última etapa, que será disponibilizar o código de rastreamento ao cliente, o que é feito dentro do próprio e-commerce ou via e-mail, assim o consumidor final poderá acompanhar o status de entrega da sua compra.
Como fazer o dropshipping
Como em qualquer negócio, o primeiro passo é definir qual será o ramo de atuação, escolher um segmento de mercado, analisar qual será o seu público alvo. Em seguida, decidir com quais produtos você quer trabalhar e começar a procurar os fornecedores que podem atender aos seus anseios.
Escolha fornecedores confiáveis. Firme um contrato com eles e se certifique de que fique bem claro para ambas as partes quais serão os direitos e deveres de cada um. Pois, mesmo não sendo você o responsável pelo envio da mercadoria, você é quem responderá pela venda realizada.
É importante que antes de começar a realizar suas vendas, você simule algumas compras para ver se os produtos chegarão certinhos e com a qualidade esperada, se os prazos de entrega serão cumpridos e também se está tudo certo com os meios de pagamentos.
Quando for escolher os meios pagamentos, estude seu público alvo e opte pelas formas de pagamento que irão agradar a esses usuários. Também é de suma importância deixar bem claro qual é a política de cancelamento, seus clientes precisam estar cientes dos prazos e condições implicadas nesse processo.
O dropshipping é um modelo de negócio fácil e rentável para quem deseja vender pela internet. E esse tem sido um dos modelos de e-commerce mais adotados pelos vendedores. Aqui, nós te contamos tudo o que é importante você saber sobre Dropshipping.