No mundo em que vivemos atualmente, cada vez mais tecnológico não é dúvida para ninguém que o mercado avança cada vez mais rápido graças ao avanço das tecnologias e da internet. É nesse cenário virtual que os negócios passam a ser fechados cada dia mais rápidos, sempre buscando formas práticas e eficientes.
Sabemos que em meio a toda essa revolução nosso tempo tem ficado cada vez mais valioso, quem perde tempo, fica para trás. Que tal então intermediar vendas online? Estamos falando do Dropshipping.
O que é Dropshipping?
O Dropshipping vem da integração de duas palavras: drop (que quer dizer largar) e shipping (que significa remessa). Primeiro é preciso entender que o Dropshipping nada mais é do que um modelo de e-commerce em que o lojista atua como um intermediário de vendas pela internet, sem precisar manter um estoque, manipular e enviar os produtos, que são de total responsabilidade dos fornecedores. O lojista atua apenas como um intermediador entre o público e as empresas fornecedoras. É importante entendermos que se trata de uma técnica que costuma ser útil principalmente para os e-commerces, mas não só para eles, visto que essa técnica consiste em deixar o estoque e a entrega dos produtos a cargo de outra empresa.
Como ocorre o processo
Com o dropshipping, o usuário visita uma loja virtual e realiza uma compra. O intermediador recebe uma ordem de venda e encaminha a informação para o fornecedor parceiro. Este separa os itens e providencia a entrega dos produtos. Sendo então o fornecedor o responsável pela preparação e pelo envio da mercadoria até o endereço do consumidor.
O fornecedor envia ao lojista o código de rastreamento da transportadora. A última etapa será o lojista disponibilizar esse código ao cliente dentro do próprio e-commerce ou por e-mail, para que o consumidor final possa acompanhar o status de entrega de seu produto.
O fornecedor cobra um valor por seu produto e o intermediador divulga seu valor sobre esse mesmo produto para o cliente no e-commerce, essa diferença será o lucro obtido pelo o intermediador.
Por onde começar
O primeiro passo para qualquer negócio é definir em qual ramo se deseja atuar, escolha um nicho de mercado, pense bem em qual será o seu público alvo. Uma vez que tenha essa definição, será possível decidir com qual variedade de produtos se deseja trabalhar e procurar os fornecedores que atendam aos seus desejos.
Sempre se certifique de que os fornecedores de dropshipping escolhidos por você são confiáveis. O próximo passo será firmar um contrato com esses fornecedores deixando claro quais serão os direitos e deveres de cada parte.
Lembre-se que como lojista, mesmo não sendo você o responsável pelo envio da mercadoria, será você o responsável pela venda realizada. Então, antes de começar a vender, simule compras e veja se os produtos chegarão certinhos e se os prazos firmados para entrega serão cumpridos.
Opte por meios de pagamentos que satisfaçam seu público alvo. E, deixe claro qual é a política de cancelamento, para que caso venham a desistir de uma compra seus clientes estejam cientes dos prazos e condições implicadas nesse processo. Estude seu público alvo e pense em uma forte estratégia de divulgação, a fim de otimizar e acelerar as vendas em sua loja virtual.
Importante ressaltar que no dropshipping os lojistas podem atuar como MEI (Microempreendedores Individuais), mas precisam obrigatoriamente emitir notas fiscais dos produtos.
Vantagens do Dropshipping
- Despesas fixas mínimas – já que não existe a necessidade de se investir em estoques de mercadorias, infraestrutura e logística;
- Trabalhar com empresas consolidadas no meio físico – embora o dropshipping seja indicado principalmente para pequenos empreendedores que estão começando a atuar com vendas online, pode sim também ser utilizado por empresas já mais consolidadas no meio físico, mas que, no entanto, estão buscando um posicionamento digital;
- Variedade de produtos – o fato do lojista não precisar se preocupar em ter espaço para um estoque físico e consequentemente lidar com controles internos de estoque e também de logística, permite que ele trabalhe com uma grande variedade de produtos em seu portfólio virtual. Dessa forma, o dropshipping possibilita a ele firmar parcerias com diversos fornecedores, podendo ter uma grande variedade de opções de produtos, e dessa forma ter um amplo público consumidor e maiores chances de fidelização de clientes;
- Integração com a plataforma – com o dropshipping é possível integrar a loja virtual com marketplaces, aliando sistemas de automatização que permitam ao próprio sistema efetuar as solicitações dos pedidos demandando do lojista menos tempo para atividades operacionais. Mas, para isso é preciso contar com ferramentas e plataformas específicas que propiciem a integração e a automatização desses processos ao invés de ficar encaminhando manualmente os pedidos para os fornecedores;
- Escalabilidade das vendas – quando as vendas aumentam consequentemente aumenta o trabalho demandando mais tempo, certo? Não para quem trabalha com dropshipping. Justamente pelas facilidades proporcionadas por esse sistema, a escalada de vendas é agilizada porque o lojista não precisará se preocupar com preparação dos volumes para entrega e com as etapas de logística, dessa forma poderá vender muito mais dedicando seu tempo para as vendas e novas estratégias;
- Flexibilidade de trabalho remoto – mais uma vantagem devido ao fato de não precisar ter um estoque físico, assim você poderá trabalhar de qualquer lugar onde estiver, tendo uma boa conexão com a internet e um notebook. Portanto, poderá trabalhar de casa, de um café e até mesmo durante uma viagem;
- Clientes em todo o território nacional – com o dropshipping você poderá ter clientes em qualquer região do país, visto que só precisará realizar a venda e informar ao fornecedor para que esse encaminhe as mercadorias ao consumidor final;
- Sem custos de logística reversa – será o fornecedor o responsável por todos os custos de logística reversa que venham a ocorrer nos processos de pós-venda como trocas ou devoluções de produtos.
Desvantagens do Dropshipping
- Barreiras alfandegárias – caso você trabalhe com fornecedores internacionais, é preciso estar ciente de que há o risco de mercadorias ficarem presas no posto de destino, e que se isso ocorrer a liberação poderá gerar custos de até 60% do valor da mesma. Isso pode vir a acontecer porque de acordo com as leis brasileiras itens comprados no exterior só estão livres de impostos se tiverem o custo máximo de 50 dólares. Caso isso ocorra, não deixe seu cliente sozinho, o ajude a pagar os adicionais para a liberação dos produtos, e se isso não for possível então estorne o valor integral que ele desembolsou pela compra. Assim, você manterá uma boa reputação da sua loja diante de seus clientes, e evitará vir a ser cancelado por seus consumidores por suspeita de fraude;
- Menor margem de lucro – os lucros nesse nicho costumam variar de 15% a 45%, visto que toda parceria tem custos e não seria diferente nesse caso. Mas, o fato de não precisar investir em estoque ajuda a balancear e a diminuir um pouco essa desvantagem;
- Controle de estoque do fornecedor – isso mesmo, você precisa saber as quantidades e também as opções disponíveis no estoque de seus fornecedores. Como já dissemos, você não precisará manter um estoque físico, mas precisará que os fornecedores parceiros te atualizem com frequência da disponibilidade de mercadorias, para não correr o risco de vender um produto em sua loja virtual, e na hora de repassar o pedido descobrir que seu fornecedor não tem a mercadoria que foi vendida;
- Competitividade acirrada – talvez você já tenha escutado falar por aí que o dropshipping já está saturado no mercado. Mas, como bem sabemos, seja qual for o campo de atuação nossos esforços sempre serão o diferencial que nos lançará ao sucesso.
Falando em diferencial, quem se capacita está sempre na frente, não há dúvidas quanto a isso.
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