Vivemos atualmente em um mercado cada vez mais concorrido. Basta pensar em como é grande o leque de opções sobre determinado produto ou serviço para saber que os clientes evitam o imediatismo na hora de qualquer compra.
Do momento em que o consumidor precisa comprar alguma mercadoria ou contratar algum serviço, até o momento em que ele fechará negócio, um longo caminho será percorrido.
Por isso, é muito importante estar ciente de que a jornada do cliente é que garantirá o sucesso da sua empresa. Você precisará “pegar na mão” desse consumidor e conduzi-lo desde o momento em que ele começar a buscar uma solução para os problemas que enfrenta, ensinar a ele que é possível resolvê-los e também como fazer isso, e convencê-lo de que você tem em seus produtos ou serviços a solução ideal para os desafios dele.
Para chegar a resultados satisfatórios e não apenas ganhar, mas também fidelizar esse cliente, você precisará contar com estratégias de marketing. Nos dias de hoje, os consumidores ao necessitarem realizar qualquer compra não saem ‘correndo’ até um local físico para adquirir uma mercadoria ou contratar um serviço, isso ficou no passado. A primeira coisa é entrar nas redes e começar a pesquisar. Não é isso que você faz hoje em dia quando precisa de alguma coisa? Só depois de muita pesquisa e informação é que ele se decidirá. Portanto, a jornada do cliente se trata de um conjunto de ações que antecedem e levam até a decisão de compra. Através das estratégias de marketing estimule esses consumidores, dê a eles informações relevantes e conteúdos de valor, crie com esses usuários uma relação de confiança para que assim eles considerem sua marca uma autoridade no assunto, sintam segurança nas soluções que sua empresa propõe e realizem a compra que necessitam com você, se convertendo em clientes.
Acompanhe todos os ‘passos’ de um potencial cliente em seu processo de tomada de decisão, pois dessa forma você poderá analisar todas as ações e decidir se deve permanecer como está e seguir acompanhando, ou até mesmo se deve revisar ou alterar alguma ação de acordo com o perfil comportamental do potencial cliente.
Para conseguir acompanhar passo a passo esses usuários é importante conhecer as etapas da jornada do cliente.
- A etapa inicial da jornada do cliente pode ser chamada de aprendizagem e descoberta. Nesse momento, o consumidor ainda está muito longe de comprar qualquer mercadoria ou de contratar algum serviço, mas já demonstra algum interesse em saber um pouco mais sobre um determinado problema. Portanto, não entre ainda com nenhuma ação comercial, para não “espantar” esse consumidor. É o momento de oferecer a ele conteúdos relevantes, conhecimento.
- Na segunda etapa dessa jornada, sua marca poderá começar a focar na necessidade do cliente, na “dor”, no anseio que ele sente. Podemos chamar essa etapa de reconhecimento do problema. Nessa etapa, já sabendo o que esse usuário está buscando, você poderá apresentar o problema e as possíveis soluções. Uma boa solução nessa hora é disponibilizar e-books para o consumidor.
- Depois chegamos na terceira etapa, que chamamos de consideração da solução. Aqui o possível cliente já começa a identificar e a reconhecer o problema, e já está em busca de soluções. É hora da sua empresa ser mais incisiva nas estratégias de marketing, aproveite essa oportunidade e crie um senso de urgência para a solução do problema dele, é hora de “agarrar” a oportunidade de fechar a venda. Agora que realmente estamos tratando com um potencial cliente, nessa etapa faça uso de materiais ricos: webinars, tutoriais, planilhas, entre outros. Apresente sua marca e faça uma oferta clara.
Já trabalhou com materiais ricos? Dicas para a produção de materiais ricos e os benefícios para a sua marca
- Chegamos na etapa final da jornada do cliente, a decisão de compra. Se esse consumidor percorreu toda essa jornada e chegou até aqui, pode ter certeza de que ele está propenso a fechar negócio com sua empresa. Mas, se lembre que ele tem opções para decidir qual solução deve adquirir, afinal falamos lá no início em como o mercado cresceu. Para se tornar seu cliente ele precisará estar de acordo com o orçamento apresentado e acreditar que você tem a solução para o problema dele. Então, nessa etapa de fechar a jornada apresente as vantagens de seu produto ou serviço e destaque claramente quais são os diferenciais da sua marca em relação à concorrência. Uma boa estratégia nesse momento final é compartilhar cases de sucesso que atestem os resultados gerados por seu produto ou serviço.
Podemos te ajudar nessa jornada, afinal de contas, a jornada do cliente é o sucesso da sua empresa.