Muito se fala atualmente sobre Publicidade e Marketing, no entanto, muitas empresas ainda não se deram conta do poder dessas duas ferramentas. Os tempos mudaram e com isso também mudou o comportamento do consumidor, que tendo hoje um “universo” de escolhas muito grande, pensa e pesquisa muito antes de adquirir um produto ou serviço.
É importantíssimo entender que mesmo trabalhando em conjunto, marketing e publicidade possuem conceitos bem diferentes. Tanto a publicidade quanto o marketing possuem suas próprias características, mas se essas ferramentas forem aplicadas corretamente e trabalhando bem próximas uma da outra, trarão para a empresa resultados incríveis.
Marketing é um conjunto de estratégias que visa ajudar as empresas no alcance dos seus objetivos. É o setor responsável pelo planejamento de todas as ações necessárias para atingir os propósitos do negócio. Ou seja, são as estratégias utilizadas para se comunicar e manter um bom relacionamento com o público alvo.
Já a Publicidade vem “tornar público” o que a marca tem a oferecer, tendo como foco principal comunicar sobre os produtos ou serviços de uma empresa. Logo, a publicidade é um dos instrumentos que o marketing utiliza na criação das suas estratégias. É o ato de propagar uma mensagem atendendo aos diversos objetivos de marketing.
Lembra que dissemos que publicidade e marketing possuem conceitos diferentes, mas que trabalhando bem próximas trazem resultados incríveis? Vamos entender melhor como isso se dá.
A publicidade com a finalidade de vender um produto, divulgar uma ideia ou atrair mais visibilidade para a marca, propagará uma mensagem atendendo aos objetivos do marketing. Ou seja, a publicidade colocará em prática tudo o que se tratar da divulgação de uma marca, porém, fará isso utilizando diversas ferramentas do marketing, como:
- Assessoria de imprensa
- Buzz marketing
- Feiras e eventos corporativos
- Hotsites e blogs
- Publicações em redes sociais
Porém, será a partir do marketing que tudo funcionará de forma estratégica e mensurável. Os responsáveis pelo marketing analisarão o comportamento dos consumidores e também o próprio mercado em que a empresa anunciante está envolvida.
Os profissionais que atuam com o marketing criarão estratégias conforme as mudanças de mercado se apresentarem, adaptando ao máximo em situações específicas, como:
- Aspectos sociais
- Comportamentos psicológicos
- Propostas culturais
- Recursos financeiros
A maior parte das empresas tem como finalidade aproximar seus produtos e serviços de seus consumidores. Para isso, o marketing considera os 4 Ps.
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
Eles têm a finalidade de desenvolver táticas ao longo desse processo. Não basta aproximar o produto do potencial cliente, é necessário fazer isso gerando valor. Por isso, é importante não se esquecer do poder da persona. Na atualidade, o centro de qualquer estratégia deve ser o público alvo da marca. Quem dita as principais tendências são os consumidores.