Empresas que possuem sites ou lojas online precisam prender a atenção dos clientes que não convertem em compras de imediato. Dessa forma, capturar leads se torna essencial para que uma comunicação possa ser feita. Com essa comunicação, a chance de uma conversão pode ser maior. Hoje vamos falar sobre a importância da captura de leads para a sua empresa e como isso ajuda no seu negócio.
O que são leads?
Leads são potenciais clientes que tem interesse no seu produto ou negócio. Além de visitar seu site e ler seu conteúdo, ele pode interagir com a sua empresa em algum momento. A manifestação de interesse por parte do lead pode ser através de um comentário no blog como também interesse em um material que sua empresa disponibilizou. Por isso, é importante trabalhar CTA’s em seu site ou blog para capturar leads. Também é importante ter acesso a um CRM para que o lead, após a conversão, fique em sua base.
A importância dos leads
Os leads são potenciais clientes que se interessam pelo produto. Apesar de ainda não serem compradores ou usuários do produto ou serviço, com um trabalho de inbound marketing ele pode ser convertido em venda futuramente. Para isso, é importante criar estratégias de relacionamento com sua base de leads, para mantê-la aquecida e próxima a compra.
No entanto, é importante entender o momento em que cada leads se encontra. No entanto, se um lead se interessou por um material disponibilizado pela empresa, não necessariamente significa que ele está próximo ao momento de compra. A medida que for alimentado com conteúdo interessantes para ele, ao receber um e-mail marketing no momento certo, ele poderá realizar uma conversão em vendas.
Por que capturar leads?
Ao capturar leads, você começa a trabalhar com uma base de possíveis clientes e a criar uma relação com esse público. Os leads que forem capturados pelos formulários, aceitaram receber comunicação da sua empresa. Dessa forma, a comunicação com esses leads acontecerá de forma muito mais certeira.
Uma vez que o lead tenha sido capturado, é importante manter uma comunicação frequente, mas sem ser excessiva. Para isso, é importante acompanhar a evolução do funil através de estratégias de lead scoring.
Dicas de como capturar leads
Uma das principais formas de capturar um lead é através das estratégias de inbound marketing. Algumas delas são:
- Oferta de material rico: seja um infográfico ou um ebook, se o material for atrativo para o lead, ele irá se interessar em obter o conteúdo gratuito. Nesse momento, é importante fazer perguntas certeiras, para entender o momento do lead. Assim, será possível acompanhar a evolução do mesmo através do funil de marketing.
- Inscrição em lives e webinars: muitos profissionais tem optado por assistir cada vez mais lives sobre os temas de seu segmentos. No entanto. ao ofertar uma live ou webinar gratuito, você pode solicitar nome e e-mail para continuar a comunicação após o evento. Também é possível criar uma landing page específica para quem assistiu ao evento ter acesso a algum conteúdo especial.
- Inscrição em newsletter: o lead que tiver interesse em receber notícias do seu site, pode se inscrever para receber e-mails periódicos com conteúdos e novidades.
Como trabalhar um lead?
Após capturar um lead, é preciso iniciar uma comunicação com ele. Ao adotar estratégias de inbound marketing o lead receberá um contato automático após conversão em formulário. Entretanto, é importante que o formulário possua perguntas certeiras. Dessa forma, será possível segmentar os leads através do momento de compra.
Para trabalhar sua base de leads, você pode optar por algumas das seguintes ações:
- Disparo de newsletter periódica;
- Envio de e-mail marketing;
- Notificação de novidades;
- Promoções;
- Convite para participação de lives e webinars gratuitos;
- Envio de conteúdos recentes do blog
No entanto, é importante entender como os leads presentes em sua base reagem ao conteúdo que está sendo enviado. Para isso, você pode mensurar a taxa de abertura dos e-mails e a taxa de cliques no link. Também é possível realizar testes A/B com diferentes títulos de e-mail e conteúdos dinâmicos. Dessa forma, é possível analisar a sua audiência e o quão eficiente tem sido a comunicação.
Que diferença fará para meu negócio capturar leads?
Conforme dissemos acima, capturar leads irá ajudar a empresa a ter uma base de clientes para se relacionar. Dessa forma, as marca estará na cabeça dos leads e será a primeira opção caso tenham interesse em contratar uma solução. Além disso, ao ofertar conteúdos interessantes, a sua relevância no mercado aumentará.
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