Antes de mais nada Leads são clientes em potencial, e é durante a interação na estratégia de como se relacionar com os leads que se torna possível direcionar as escolhas que ele fará.
Nessas estratégias normalmente é apresentado opções para convencê-los a escolherem os produtos ou serviços da sua empresa.
Ao chegarem até a sua marca na internet pela primeira vez, ele é só mais um contato procurando por algo que você oferece, e é exatamente por ele estar nessa procura que você precisa fazer a captura deste contato.
Conseguindo isso, já é um primeiro passo, pois ele estará no topo do seu funil de vendas. Portanto, não se esqueça de disponibilizar recompensas para capturar esses contatos.
Acompanhando seus Leads
Quando você consegue transformar um usuário em lead não quer dizer que ele se tornou um cliente, como dissemos há uma possibilidade de o vir a ser.
Devido a isso, é importante manter o relacionamento com seus leads, afinal não serão todos que estão no topo do funil que chegará até o fundo dele. E é nesse momento que a qualificação dos leads acontece.
O que precisamos fazer é identificar aqueles que estão realmente interessados na marca, mas para isso é preciso estar atento, não vá perder um potencial cliente por falta de interação com ele.
Sabe como monitore o engajamento do seu lead? veja algumas métricas:
- tempo de visita na sua página
- que campos acessou
- se realizou questionamentos a sua empresa
- se os e-mails enviados a esse lead foram lidos
- se compartilhou ou marcou a empresa em redes sociais.
A medida em que o lead continua demonstrando interesse vá estrategicamente mantendo contato com ele até que chegue ao fundo do funil.
Veja como atrair o lead ideal aqui
Como se relacionar com os leads
Um contato chega a sua página quando está em busca de algo do interesse. Esse usuário costuma deixar o contato dele, desde que em troca receba algo (as recompensas).
Essa é a hora de iniciar um relacionamento com o lead
Não fique esperando a “relação esfriar” para depois correr atrás desse potencial cliente, você precisa qualificá-lo, afinal o que não falta no mercado são opções.
Veja qual recompensa interessou a ele e continue demonstrando que sua marca tem autoridade no assunto. Ofereça sempre conteúdos de qualidade, por exemplo:
- e-books
- vídeos
- infográficos
- templates
- planilhas
- whitepapers
- entre outros.
Esclareça as dúvidas do seu lead, veja quais são os interesses dele e apresente soluções diferenciadas, demonstre porquê e como sua empresa pode atendê-lo e os benefícios que ele terá.
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Resultado do relacionamento
Primeiramente nunca perca seu tempo e energia ‘disparando’ para todos os lados, não adquira por aí um monte de contatos que provavelmente não tem nenhum interesse em sua marca.
Por que? Vou te explicar de uma forma bem simples
O que vai acontecer se você ficar oferecendo, por exemplo, chocolates a uma pessoa que detesta essa delícia ou que seja alérgico?
Com a sua insistência, logo ela te achará um chato e te colocará na lista de marcas inconvenientes para ela, além de nunca mais cogitar ser um cliente da sua marca.
Por isso, conquiste seus próprios leads através de recompensas, se relacione com eles e qualifique-os.
Esta interação não deve existir apenas até chegarem ao fundo do funil, mas também depois de se tornarem clientes, afinal foi um caminho árduo para perde-lo por falta de atenção.
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Aqueles que estavam no topo do funil e se perderam pelo caminho?
Não se preocupe, se você realmente engajou e se relacionou com seus leads, os que se perderam realmente não tinham interesse em seu produto ou serviço.
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Enfim caso você precisar de ajuda para definir a estratégia correta e não queimar sua marca para seus leads, basta entrar em contato conosco.