Você deve saber que um blog é um tipo de site que serve para publicar diversos conteúdos, como artigos, fotos e até mesmo vídeos, certo? Talvez o que você ainda não tenha parado para pensar é que essas postagens são fundamentais para uma boa estratégia no marketing digital.
Pense que ter um blog vai servir para atrair o seu cliente ideal – como aquele que expliquei no post anterior e você pode acessar clicando aqui. Isso acontece porque você vai escrever conteúdos que domina, demonstrando que entende realmente do assunto.
Esse conhecimento de causa vai gerar autoridade para o seu negócio e atrair mais e mais leitores que realmente gostem do conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço. Você vai ser conhecido por saber realmente do que fala, e isso é sempre ótimo para os negócios. Vou te explicar detalhadamente. Continue a leitura!
Por que ter um blog?
Muita gente pensa que ter um blog é mais voltado à projetos pessoais, mas a verdade é que pode – e deve – ser utilizado também para empresas. Nos dois casos, a possibilidade de retorno cresce muito. E sabe o que é melhor? Para ter um blog não precisa de grandes investimentos financeiros para desenvolver o projeto e conquistar um ótimo alcance.
É realmente bastante útil entender a importância de ter um blog e como esse canal tem potencial para alavancar a sua empresa. Por isso, separei alguns motivos que podem te convencer a começar a trabalhar com um. Confira:
Construção de autoridade
Como eu disse anteriormente, se você escrever sobre a área que domina, vai conquistar o seu público, porque demonstrando conhecimento, você ganha autoridade. Isso te ajuda a ser reconhecido como um líder no segmento, por publicar conteúdos de qualidade e gerar credibilidade para a marca.
Posicionamento no Google
Quando você publica conteúdos frequentes, isso faz com que a sua empresa ganhe mais relevância nas buscas do Google do que um site normal. Além disso, aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, o que ajuda a receber mais visitas organicamente. Lembrando a importância de conhecer as palavras-chave corretas sobre o seu negócio para otimizar os mecanismos de busca, então conheça o que os seus clientes mais procuram na web.
Dinamismo
Um site normalmente tem conteúdo geralmente fixo, ou seja, estático. Um blog torna tudo mais dinâmico, com atualizações constantes e conteúdos novos. Tudo isso atrai ainda mais pessoas a se tornarem visitantes recorrentes.
Gera valor
Ter um blog é também um comprometimento, porque é necessário estar atento a tudo que acontece na área… na sua área. Estudar e ouvir o que tantas pessoas têm a dizer sobre um assunto faz com que você seja o melhor lugar para o seu público buscar a informação. Isso significa geração de valor àquele conteúdo e melhor relacionamento com os seus consumidores para favorecer o processo de fidelização.
Sabe o que é mais legal?
Os clientes acompanham o seu conteúdo no blog enquanto você deixa a sua marca registrada na cabeça deles. Isso significa que quando for o momento certo da compra, eles vão lembrar de você.
Quais os melhores posts para blog?
Artigos informativos, que educam o leitor sobre determinado assunto são os mais utilizados no marketing digital, porém, é possível diversificar muito mais os tipos de conteúdo. Veja só:
Artigo para educar
Esse tipo de conteúdo, como o nome já diz, serve para ensinar o seu público sobre o universo em que a sua empresa está inserida. A ideia é fazer com que ele aprenda sobre o assunto e não necessariamente vender. Nesse tipo de post, é preciso ensiná-lo sobre o tema para que depois ele se torne cliente.
Listas
Sabe aquelas listas que geralmente adoramos ler, como: as 10 melhores coisas, do pior para o melhor, ordem cronológica de algum assunto? Isso funciona muito! Basta dividir o seu tema em tópicos e a possibilidade de alcançar ótimos resultados é grande – inclusive no tráfego orgânico. Digo isso porque as pessoas têm muita curiosidade em ler esse tipo de lista.
Estudos de caso
Uma grande maneira de provar o quanto você é bom, é apresentando um caso de sucesso, porque mostra como alguém resolveu seu problema por meio da solução que a sua empresa apresenta – tanto serviço quanto produto. É importante ser do ponto de vista do cliente, para que outras pessoas também se reconheçam na mesma situação e queiram utilizar o que você vende.
Nesse sentido, ter um blog para publicar este tipo de conteúdo faz muita diferença, porque não é você dizendo o quanto a empresa é boa, é o seu cliente. Sem dúvida, vai fazer muita diferença para os potenciais compradores.
Neste artigo dou algumas dicas de como criar um site para ter resultados, vai muito além de criar um layout bonito, siga esse passo a passo aqui.
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Logo menos eu volto para falar um pouquinho mais sobre materiais ricos para capturar um bom contato!